Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENGAJAMENTO E MODIFICAÇÃO SOCIAL

Palavra-chaves: MEIO AMIENTE, ESCOLA, EXTENSÃO Pôster (PO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33422
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENGAJAMENTO E MODIFICAÇÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O crescimento  desenfreado da população provoca o aumento desordenado da economia mundial e, consequentemente o aumento da exploração dos recursos naturais. Dessa forma, a preocupação em conservar o meio ambiente para as futuras gerações torna-se imprescindível. A educação Ambiental aplicado na escola, torna-se uma ferramenta ideal para estabelecer relações de sabedoria, atitudes e competências voltadas para a formação dos alunos a terem condutas e responsabilidades  de um cidadão ecologicamente correto. O objetivo desse trabalho foi trabalhar o tema Educação Ambiental com jovens do 7º ano do ensino fundamental, de faixa etária entre 11 e 13 anos realizado durante o mês de maio de 2016, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, localizada no município de Pombal, buscando despertar o interesse dos mesmos realizando questionamentos de forma didática acerca dos problemas ambientais atuais. Nesse contexto, foi possível observar a falta de capacitação por parte do corpo docente,  o que implica na carência de conhecimento dos alunos sobre o tema, uma vez que, o mesmo também não era tratado como devido no ambiente familiar.  No espaço de estudo do  presente artigo,  pôde-se verificar que a disciplina educação ambiental era inexistente na grade curricular de todas as séries da escola. Além disso, a gravidade de infraestrutura em que a escola se encontra,  torna-se difícil a realização de atividades voltadas ao conteúdo do tema e notoriamente a aprendizagem dos alunos. Apesar da precariedade escolar presente, os alunos apresentaram bom discernimento quanto as questões apresentadas e debatidas em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "MEIO AMIENTE, ESCOLA, EXTENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID659_02102017193558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURI SOUZA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "IURI SOUZA "
    "autor_email" => "moixaiuri@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33422
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENGAJAMENTO E MODIFICAÇÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O crescimento  desenfreado da população provoca o aumento desordenado da economia mundial e, consequentemente o aumento da exploração dos recursos naturais. Dessa forma, a preocupação em conservar o meio ambiente para as futuras gerações torna-se imprescindível. A educação Ambiental aplicado na escola, torna-se uma ferramenta ideal para estabelecer relações de sabedoria, atitudes e competências voltadas para a formação dos alunos a terem condutas e responsabilidades  de um cidadão ecologicamente correto. O objetivo desse trabalho foi trabalhar o tema Educação Ambiental com jovens do 7º ano do ensino fundamental, de faixa etária entre 11 e 13 anos realizado durante o mês de maio de 2016, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, localizada no município de Pombal, buscando despertar o interesse dos mesmos realizando questionamentos de forma didática acerca dos problemas ambientais atuais. Nesse contexto, foi possível observar a falta de capacitação por parte do corpo docente,  o que implica na carência de conhecimento dos alunos sobre o tema, uma vez que, o mesmo também não era tratado como devido no ambiente familiar.  No espaço de estudo do  presente artigo,  pôde-se verificar que a disciplina educação ambiental era inexistente na grade curricular de todas as séries da escola. Além disso, a gravidade de infraestrutura em que a escola se encontra,  torna-se difícil a realização de atividades voltadas ao conteúdo do tema e notoriamente a aprendizagem dos alunos. Apesar da precariedade escolar presente, os alunos apresentaram bom discernimento quanto as questões apresentadas e debatidas em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "MEIO AMIENTE, ESCOLA, EXTENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID659_02102017193558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURI SOUZA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "IURI SOUZA "
    "autor_email" => "moixaiuri@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O crescimento desenfreado da população provoca o aumento desordenado da economia mundial e, consequentemente o aumento da exploração dos recursos naturais. Dessa forma, a preocupação em conservar o meio ambiente para as futuras gerações torna-se imprescindível. A educação Ambiental aplicado na escola, torna-se uma ferramenta ideal para estabelecer relações de sabedoria, atitudes e competências voltadas para a formação dos alunos a terem condutas e responsabilidades de um cidadão ecologicamente correto. O objetivo desse trabalho foi trabalhar o tema Educação Ambiental com jovens do 7º ano do ensino fundamental, de faixa etária entre 11 e 13 anos realizado durante o mês de maio de 2016, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, localizada no município de Pombal, buscando despertar o interesse dos mesmos realizando questionamentos de forma didática acerca dos problemas ambientais atuais. Nesse contexto, foi possível observar a falta de capacitação por parte do corpo docente, o que implica na carência de conhecimento dos alunos sobre o tema, uma vez que, o mesmo também não era tratado como devido no ambiente familiar. No espaço de estudo do presente artigo, pôde-se verificar que a disciplina educação ambiental era inexistente na grade curricular de todas as séries da escola. Além disso, a gravidade de infraestrutura em que a escola se encontra, torna-se difícil a realização de atividades voltadas ao conteúdo do tema e notoriamente a aprendizagem dos alunos. Apesar da precariedade escolar presente, os alunos apresentaram bom discernimento quanto as questões apresentadas e debatidas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.