Dentro da escola é preciso encontrar meios dentro da metodologia e da vivência dos alunos para que entendam os fenômenos naturais e consequentemente as problemáticas ambientais. A junção de metodologias inovacionais, trabalhando as atividades práticas de ilustração é de grande importância no processo de sensibilização dos educando, para que eles venham a desenvolver senso crítico diante desta realidade, assim efetivando a educação ambiental em sua vivência. A pesquisa foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de palestra e uma simulação por meio de um modelo didático a fim de demonstrar na prática o assoreamento e o desmatamento das matas ciliares dos rios, o trabalho foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental, 9° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Branco, localizada em Patos, Paraíba. Teve como objetivo a sensibilização dos alunos com a problemática, a fim dos alunos atuarem como disseminadores da educação ambiental em suas famílias, especialmente junto à comunidade. A utilização de novos recursos didáticos em sala de aula é uma estratégia que possibilita aos alunos uma visão concreta sobre a natureza, estimulando na participação do educando, despertando o interesse de questões acerca das problemáticas ambientais, e mover ações de conscientização. O trabalho despertou um sentimento de responsabilidade ambiental nos alunos e notou-se que o uso das práticas pedagógicas e novas modalidades em sala de aula é muito útil para sensibilização e consequentemente para mudanças de posturas em relação ao meio ambiente.