Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

DESAPOSENTAÇÃO: E AGORA? POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA OS IDOSOS

Palavra-chaves: DESAPOSENTAÇÃO, IDOSOS, POLÍTICAS PÚBLICAS Tema Livre (TL) Políticas publicas e envelhecimento
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3313
    "edicao_id" => 10
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 2961
    "titulo" => "DESAPOSENTAÇÃO: E AGORA? POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA OS IDOSOS"
    "resumo" => "INTRODUÇÃOA desaposentação é um instituto jurídico de natureza previdenciária que ocorre quando o trabalhador se aposenta e, ainda assim, continua trabalhando e, por isso, permanece contribuindo para a Previdência Social. O projeto de lei 91/2010 que cria esse instituto foi aprovado pelo Senado Federal em 10 de abril de 2013 e seguiu para a apreciação do poder executivo federal e culminará com a sua promulgação e publicação. Enquanto isto não ocorre, 500 mil segurados ingressaram com uma ação judicial para garantir o direito à desaposentação e a não devolução da aposentadoria aos cofres públicos. Que agendas, programas e políticas públicas voltadas para o idoso no mercado de trabalho estão em vigor na atualidade? Existem ressonâncias e diversidades nas interpretações e nas práticas relacionadas à aposentadoria, incluindo nomeação e aplicabilidade. Deste modo a contextualização e o mapeamento no sentido de identificar quais as atividades que esses idosos desenvolvem para então discutir quais seriam efetivamente essas políticas são pressupostos elementares deste trabalho.Objetivando discutir a necessidade de políticas públicas para os idosos que retornaram ao mercado de trabalho, primeiro porque o número de idosos brasileiros, segundo o PNAD de 2012, corresponde a 12,1% da população brasileira. O segundo ponto de discussão tece um estudo comparativo da legislação protetiva à pessoa idosa em relação a sua permanência no mercado de trabalho com a realidade social.METODOLOGIA\tO método etnográfico proposto por Gilberto Velho(2010) e de Zaluar(ano) viabilizaram a aproximação da pesquisada com os sujeitos-objetos, a fim de compreender esse retorno ao mercado de trabalho e quais as suas necessidades. A abordagem qualitativa dos dados quantitativos colhidos para investigar quem é esse ator social que retorna ao labor, segundo a Minayo(2010). Para isto foi realizada entre 2011 e 2012, em Salvador, na Bahia, no Brasil, uma entrevista a 254(duzentos e cinquenta e quatro) idosos, num recorte de gênero, classe social e atividade laborativa, a fim de mapear quem é o/a idoso/a que trabalha, até que idade, quais as funções desempenhadas, quais as necessidades, se os benefícios legais são efetivamente cumpridos e se são suficientes para a sua manutenção no trabalho.RESULTADOS E DISCUSSÃOQuanto à faixa etária dos idosos entrevistados: 67% dos idosos entrevistados estão na faixa dos 60-70 anos, 26% na faixa dos 71-80; 6% dos 81-90 e 2% a partir de 91 anos.Antes de se aposentarem os idosos trabalhavam 55% em serviços; 23% no comércio e 12% na indústria.\t48% dos idosos são autônomos; 34% estão empregados; 16% são empregadores e 1% terceirizados. CONCLUSÃO\tHá que se pensar em políticas públicas voltadas para os idosos no mercado de trabalho, como empreendedor, onde grande parte dos entrevistados está; bem como empregado, no sentido de dar efetividade às normas do estatuto do idoso, adaptando o local do trabalho ao bem-estar do idoso; jornada de trabalho reduzida; adaptar o tipo de atividade que pode desempenhar; Esses seriam alguns pontos de discussão e aprimoramento para garantir o idoso no mercado de trabalho; pois inexistem políticas públicas nesse sentido."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Políticas publicas e envelhecimento"
    "palavra_chave" => "DESAPOSENTAÇÃO, IDOSOS, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_2961_7925d95fda8eac6e02e3b44348073033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA MARTA CARREGOSA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA MARTA"
    "autor_email" => "sheilamarta@ig.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais III CIEH"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png"
    "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3313
    "edicao_id" => 10
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 2961
    "titulo" => "DESAPOSENTAÇÃO: E AGORA? POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA OS IDOSOS"
    "resumo" => "INTRODUÇÃOA desaposentação é um instituto jurídico de natureza previdenciária que ocorre quando o trabalhador se aposenta e, ainda assim, continua trabalhando e, por isso, permanece contribuindo para a Previdência Social. O projeto de lei 91/2010 que cria esse instituto foi aprovado pelo Senado Federal em 10 de abril de 2013 e seguiu para a apreciação do poder executivo federal e culminará com a sua promulgação e publicação. Enquanto isto não ocorre, 500 mil segurados ingressaram com uma ação judicial para garantir o direito à desaposentação e a não devolução da aposentadoria aos cofres públicos. Que agendas, programas e políticas públicas voltadas para o idoso no mercado de trabalho estão em vigor na atualidade? Existem ressonâncias e diversidades nas interpretações e nas práticas relacionadas à aposentadoria, incluindo nomeação e aplicabilidade. Deste modo a contextualização e o mapeamento no sentido de identificar quais as atividades que esses idosos desenvolvem para então discutir quais seriam efetivamente essas políticas são pressupostos elementares deste trabalho.Objetivando discutir a necessidade de políticas públicas para os idosos que retornaram ao mercado de trabalho, primeiro porque o número de idosos brasileiros, segundo o PNAD de 2012, corresponde a 12,1% da população brasileira. O segundo ponto de discussão tece um estudo comparativo da legislação protetiva à pessoa idosa em relação a sua permanência no mercado de trabalho com a realidade social.METODOLOGIA\tO método etnográfico proposto por Gilberto Velho(2010) e de Zaluar(ano) viabilizaram a aproximação da pesquisada com os sujeitos-objetos, a fim de compreender esse retorno ao mercado de trabalho e quais as suas necessidades. A abordagem qualitativa dos dados quantitativos colhidos para investigar quem é esse ator social que retorna ao labor, segundo a Minayo(2010). Para isto foi realizada entre 2011 e 2012, em Salvador, na Bahia, no Brasil, uma entrevista a 254(duzentos e cinquenta e quatro) idosos, num recorte de gênero, classe social e atividade laborativa, a fim de mapear quem é o/a idoso/a que trabalha, até que idade, quais as funções desempenhadas, quais as necessidades, se os benefícios legais são efetivamente cumpridos e se são suficientes para a sua manutenção no trabalho.RESULTADOS E DISCUSSÃOQuanto à faixa etária dos idosos entrevistados: 67% dos idosos entrevistados estão na faixa dos 60-70 anos, 26% na faixa dos 71-80; 6% dos 81-90 e 2% a partir de 91 anos.Antes de se aposentarem os idosos trabalhavam 55% em serviços; 23% no comércio e 12% na indústria.\t48% dos idosos são autônomos; 34% estão empregados; 16% são empregadores e 1% terceirizados. CONCLUSÃO\tHá que se pensar em políticas públicas voltadas para os idosos no mercado de trabalho, como empreendedor, onde grande parte dos entrevistados está; bem como empregado, no sentido de dar efetividade às normas do estatuto do idoso, adaptando o local do trabalho ao bem-estar do idoso; jornada de trabalho reduzida; adaptar o tipo de atividade que pode desempenhar; Esses seriam alguns pontos de discussão e aprimoramento para garantir o idoso no mercado de trabalho; pois inexistem políticas públicas nesse sentido."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Políticas publicas e envelhecimento"
    "palavra_chave" => "DESAPOSENTAÇÃO, IDOSOS, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_2961_7925d95fda8eac6e02e3b44348073033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA MARTA CARREGOSA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA MARTA"
    "autor_email" => "sheilamarta@ig.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais III CIEH"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png"
    "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

INTRODUÇÃOA desaposentação é um instituto jurídico de natureza previdenciária que ocorre quando o trabalhador se aposenta e, ainda assim, continua trabalhando e, por isso, permanece contribuindo para a Previdência Social. O projeto de lei 91/2010 que cria esse instituto foi aprovado pelo Senado Federal em 10 de abril de 2013 e seguiu para a apreciação do poder executivo federal e culminará com a sua promulgação e publicação. Enquanto isto não ocorre, 500 mil segurados ingressaram com uma ação judicial para garantir o direito à desaposentação e a não devolução da aposentadoria aos cofres públicos. Que agendas, programas e políticas públicas voltadas para o idoso no mercado de trabalho estão em vigor na atualidade? Existem ressonâncias e diversidades nas interpretações e nas práticas relacionadas à aposentadoria, incluindo nomeação e aplicabilidade. Deste modo a contextualização e o mapeamento no sentido de identificar quais as atividades que esses idosos desenvolvem para então discutir quais seriam efetivamente essas políticas são pressupostos elementares deste trabalho.Objetivando discutir a necessidade de políticas públicas para os idosos que retornaram ao mercado de trabalho, primeiro porque o número de idosos brasileiros, segundo o PNAD de 2012, corresponde a 12,1% da população brasileira. O segundo ponto de discussão tece um estudo comparativo da legislação protetiva à pessoa idosa em relação a sua permanência no mercado de trabalho com a realidade social.METODOLOGIA O método etnográfico proposto por Gilberto Velho(2010) e de Zaluar(ano) viabilizaram a aproximação da pesquisada com os sujeitos-objetos, a fim de compreender esse retorno ao mercado de trabalho e quais as suas necessidades. A abordagem qualitativa dos dados quantitativos colhidos para investigar quem é esse ator social que retorna ao labor, segundo a Minayo(2010). Para isto foi realizada entre 2011 e 2012, em Salvador, na Bahia, no Brasil, uma entrevista a 254(duzentos e cinquenta e quatro) idosos, num recorte de gênero, classe social e atividade laborativa, a fim de mapear quem é o/a idoso/a que trabalha, até que idade, quais as funções desempenhadas, quais as necessidades, se os benefícios legais são efetivamente cumpridos e se são suficientes para a sua manutenção no trabalho.RESULTADOS E DISCUSSÃOQuanto à faixa etária dos idosos entrevistados: 67% dos idosos entrevistados estão na faixa dos 60-70 anos, 26% na faixa dos 71-80; 6% dos 81-90 e 2% a partir de 91 anos.Antes de se aposentarem os idosos trabalhavam 55% em serviços; 23% no comércio e 12% na indústria. 48% dos idosos são autônomos; 34% estão empregados; 16% são empregadores e 1% terceirizados. CONCLUSÃO Há que se pensar em políticas públicas voltadas para os idosos no mercado de trabalho, como empreendedor, onde grande parte dos entrevistados está; bem como empregado, no sentido de dar efetividade às normas do estatuto do idoso, adaptando o local do trabalho ao bem-estar do idoso; jornada de trabalho reduzida; adaptar o tipo de atividade que pode desempenhar; Esses seriam alguns pontos de discussão e aprimoramento para garantir o idoso no mercado de trabalho; pois inexistem políticas públicas nesse sentido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.