O ASPECTO COGNITIVO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3282 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 611 "inscrito_id" => 3658 "titulo" => "O ASPECTO COGNITIVO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O envelhecimento humano é um processo natural caracterizado, marcado por alterações. No cenário de saúde é fundamental a realização de ações que remetam os idosos aos ambientes de saúde e os auxiliem na adoção e/ou manutenção de hábitos que previnam doenças e agravos à saúde. Baseada nas concepções, acadêmicos de enfermagem, do 3º semestre da Universidade Federal do Pará, realizaram atividade educativa, a um grupo de idosos vinculados a uma Unidade Básica de Saúde. Apresentando a estratégia - teatro, no intuito de despertar nos usuários variedades de reflexões e repasse de informações sobre artrose e osteoporose. METODOLOGIA: relato de experiência onde os acadêmicos apresentaram um teatro para os idosos sobre artrose e osteoporose. Mediante encenação de uma visita da usuária, portadora da patologia, ao serviço de saúde, a mesma, que desconhecia a doença, solicitava esclarecimentos sobre a origem da doença, tratamento, possibilidade de cura, e de como seria sua vida com a doença. A encenação, contou com o preparo do cenário, e valorização de estratégias que favorecessem a compreensão, como: linguagem adequada, objetiva e ambientalização. Realizada em março de 2013, teve duração de 30 minutos e público de 30 idosos que participam do Programa do Idoso, na Unidade Municipal de Saúde do Guamá. RESULTADOS: O teatro foi uma tecnologia educativa em saúde eficiente, por ser motivadora de curiosidade e despertar o interesse, caracterizando-se por estratégia educativa favorecedora do processo de ensino-aprendizagem, mediado pela atenção e simulação da realidade. Favorecendo ao público reforço do conhecimento e/ou conhecer peculiaridades da patologia, tendo como principal ênfase a prevenção de agravos, mediados pelos hábitos saudáveis de vida. Identificou-se participação efetiva dos idosos, uma vez atentos, curiosos e emitindo reações no decorrer da encenação. Ao final do teatro realizou-se um feedback, e os idosos demonstraram assimilação das peculiaridades da patologia e sua relação com o cultivo de hábitos de vida. A experiência fez-se relevante para os acadêmicos na conclusão que o teatro, enquanto recurso para educação em saúde valoriza a participação, a integração do educador/educando, assim como a fomentação do cultivo de hábitos saudáveis de vida, mediados por estratégias educativas." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso" "palavra_chave" => "ARTROSE, TEATRO, ESTRATÉGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_3658_f2252c28f6940b4fa86a8e21a3a372f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHLEIA MONTEIRO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RUTHLEIA MONTEIRO" "autor_email" => "rutinhaalmeida@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3282 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 611 "inscrito_id" => 3658 "titulo" => "O ASPECTO COGNITIVO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O envelhecimento humano é um processo natural caracterizado, marcado por alterações. No cenário de saúde é fundamental a realização de ações que remetam os idosos aos ambientes de saúde e os auxiliem na adoção e/ou manutenção de hábitos que previnam doenças e agravos à saúde. Baseada nas concepções, acadêmicos de enfermagem, do 3º semestre da Universidade Federal do Pará, realizaram atividade educativa, a um grupo de idosos vinculados a uma Unidade Básica de Saúde. Apresentando a estratégia - teatro, no intuito de despertar nos usuários variedades de reflexões e repasse de informações sobre artrose e osteoporose. METODOLOGIA: relato de experiência onde os acadêmicos apresentaram um teatro para os idosos sobre artrose e osteoporose. Mediante encenação de uma visita da usuária, portadora da patologia, ao serviço de saúde, a mesma, que desconhecia a doença, solicitava esclarecimentos sobre a origem da doença, tratamento, possibilidade de cura, e de como seria sua vida com a doença. A encenação, contou com o preparo do cenário, e valorização de estratégias que favorecessem a compreensão, como: linguagem adequada, objetiva e ambientalização. Realizada em março de 2013, teve duração de 30 minutos e público de 30 idosos que participam do Programa do Idoso, na Unidade Municipal de Saúde do Guamá. RESULTADOS: O teatro foi uma tecnologia educativa em saúde eficiente, por ser motivadora de curiosidade e despertar o interesse, caracterizando-se por estratégia educativa favorecedora do processo de ensino-aprendizagem, mediado pela atenção e simulação da realidade. Favorecendo ao público reforço do conhecimento e/ou conhecer peculiaridades da patologia, tendo como principal ênfase a prevenção de agravos, mediados pelos hábitos saudáveis de vida. Identificou-se participação efetiva dos idosos, uma vez atentos, curiosos e emitindo reações no decorrer da encenação. Ao final do teatro realizou-se um feedback, e os idosos demonstraram assimilação das peculiaridades da patologia e sua relação com o cultivo de hábitos de vida. A experiência fez-se relevante para os acadêmicos na conclusão que o teatro, enquanto recurso para educação em saúde valoriza a participação, a integração do educador/educando, assim como a fomentação do cultivo de hábitos saudáveis de vida, mediados por estratégias educativas." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso" "palavra_chave" => "ARTROSE, TEATRO, ESTRATÉGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_3658_f2252c28f6940b4fa86a8e21a3a372f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHLEIA MONTEIRO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RUTHLEIA MONTEIRO" "autor_email" => "rutinhaalmeida@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }