ALMEIDA, Ruthleia Monteiro et al.. O aspecto cognitivo do processo de envelhecimento. Anais III CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3282>. Acesso em: 23/11/2024 01:40
INTRODUÇÃO: O envelhecimento humano é um processo natural caracterizado, marcado por alterações. No cenário de saúde é fundamental a realização de ações que remetam os idosos aos ambientes de saúde e os auxiliem na adoção e/ou manutenção de hábitos que previnam doenças e agravos à saúde. Baseada nas concepções, acadêmicos de enfermagem, do 3º semestre da Universidade Federal do Pará, realizaram atividade educativa, a um grupo de idosos vinculados a uma Unidade Básica de Saúde. Apresentando a estratégia - teatro, no intuito de despertar nos usuários variedades de reflexões e repasse de informações sobre artrose e osteoporose. METODOLOGIA: relato de experiência onde os acadêmicos apresentaram um teatro para os idosos sobre artrose e osteoporose. Mediante encenação de uma visita da usuária, portadora da patologia, ao serviço de saúde, a mesma, que desconhecia a doença, solicitava esclarecimentos sobre a origem da doença, tratamento, possibilidade de cura, e de como seria sua vida com a doença. A encenação, contou com o preparo do cenário, e valorização de estratégias que favorecessem a compreensão, como: linguagem adequada, objetiva e ambientalização. Realizada em março de 2013, teve duração de 30 minutos e público de 30 idosos que participam do Programa do Idoso, na Unidade Municipal de Saúde do Guamá. RESULTADOS: O teatro foi uma tecnologia educativa em saúde eficiente, por ser motivadora de curiosidade e despertar o interesse, caracterizando-se por estratégia educativa favorecedora do processo de ensino-aprendizagem, mediado pela atenção e simulação da realidade. Favorecendo ao público reforço do conhecimento e/ou conhecer peculiaridades da patologia, tendo como principal ênfase a prevenção de agravos, mediados pelos hábitos saudáveis de vida. Identificou-se participação efetiva dos idosos, uma vez atentos, curiosos e emitindo reações no decorrer da encenação. Ao final do teatro realizou-se um feedback, e os idosos demonstraram assimilação das peculiaridades da patologia e sua relação com o cultivo de hábitos de vida. A experiência fez-se relevante para os acadêmicos na conclusão que o teatro, enquanto recurso para educação em saúde valoriza a participação, a integração do educador/educando, assim como a fomentação do cultivo de hábitos saudáveis de vida, mediados por estratégias educativas.