Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: A CONEXÃO DE SABERES E PRÁTICAS EM AÇÃO

Palavra-chaves: Alfabetização E Letramento, Pibid, Formação Inicial, Mediação Pedagógica Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 317
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 809
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: A CONEXÃO DE SABERES E PRÁTICAS EM AÇÃO"
    "resumo" => "Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação dos professores têm apontado para a necessidade dos alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da docência durante o processo de formação inicial. É necessário fazer da formação inicial a base para o exercício da atividade docente, o que faz da experiência docente um elemento articulador fundamental na formação do professor e de sua identidade profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – vem contribuído com a formação de professores, pois possibilita aos alunos dos cursos de licenciatura a vivência de experiências no interior das escolas. Mediante isso objetivamos neste trabalho, analisar como tem sido a mediação que os bolsistas do PIBID de Pedagogia realizam junto aos alunos em processo de alfabetização e letramento. A pesquisa de natureza qualitativa se efetivou por meio das análises feitas das mediações realizadas pelos bolsistas no processo de alfabetização e letramento dos alunos atendidos no programa, tendo como sujeitos 03 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPI-Teresina. Como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediação do bolsista no processo de alfabetização acontece em consonância com as práticas do professor efetivo em sala de aula propondo desafios e metodologias de superação das dificuldades na aprendizagem, além da valorização da realidade social e cultural desses alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Alfabetização e letramento, Pibid, Formação inicial, Mediação pedagógica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "48aaa3efb7083f505c7e4b6954140288_73.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR VOSTE"
    "autor_email" => "vostejunior@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 317
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 809
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: A CONEXÃO DE SABERES E PRÁTICAS EM AÇÃO"
    "resumo" => "Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação dos professores têm apontado para a necessidade dos alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da docência durante o processo de formação inicial. É necessário fazer da formação inicial a base para o exercício da atividade docente, o que faz da experiência docente um elemento articulador fundamental na formação do professor e de sua identidade profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – vem contribuído com a formação de professores, pois possibilita aos alunos dos cursos de licenciatura a vivência de experiências no interior das escolas. Mediante isso objetivamos neste trabalho, analisar como tem sido a mediação que os bolsistas do PIBID de Pedagogia realizam junto aos alunos em processo de alfabetização e letramento. A pesquisa de natureza qualitativa se efetivou por meio das análises feitas das mediações realizadas pelos bolsistas no processo de alfabetização e letramento dos alunos atendidos no programa, tendo como sujeitos 03 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPI-Teresina. Como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediação do bolsista no processo de alfabetização acontece em consonância com as práticas do professor efetivo em sala de aula propondo desafios e metodologias de superação das dificuldades na aprendizagem, além da valorização da realidade social e cultural desses alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Alfabetização e letramento, Pibid, Formação inicial, Mediação pedagógica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "48aaa3efb7083f505c7e4b6954140288_73.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR VOSTE"
    "autor_email" => "vostejunior@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação dos professores têm apontado para a necessidade dos alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da docência durante o processo de formação inicial. É necessário fazer da formação inicial a base para o exercício da atividade docente, o que faz da experiência docente um elemento articulador fundamental na formação do professor e de sua identidade profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – vem contribuído com a formação de professores, pois possibilita aos alunos dos cursos de licenciatura a vivência de experiências no interior das escolas. Mediante isso objetivamos neste trabalho, analisar como tem sido a mediação que os bolsistas do PIBID de Pedagogia realizam junto aos alunos em processo de alfabetização e letramento. A pesquisa de natureza qualitativa se efetivou por meio das análises feitas das mediações realizadas pelos bolsistas no processo de alfabetização e letramento dos alunos atendidos no programa, tendo como sujeitos 03 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPI-Teresina. Como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediação do bolsista no processo de alfabetização acontece em consonância com as práticas do professor efetivo em sala de aula propondo desafios e metodologias de superação das dificuldades na aprendizagem, além da valorização da realidade social e cultural desses alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.