Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação dos professores têm apontado para a necessidade dos alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da docência durante o processo de formação inicial. É necessário fazer da formação inicial a base para o exercício da atividade docente, o que faz da experiência docente um elemento articulador fundamental na formação do professor e de sua identidade profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – vem contribuído com a formação de professores, pois possibilita aos alunos dos cursos de licenciatura a vivência de experiências no interior das escolas. Mediante isso objetivamos neste trabalho, analisar como tem sido a mediação que os bolsistas do PIBID de Pedagogia realizam junto aos alunos em processo de alfabetização e letramento. A pesquisa de natureza qualitativa se efetivou por meio das análises feitas das mediações realizadas pelos bolsistas no processo de alfabetização e letramento dos alunos atendidos no programa, tendo como sujeitos 03 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPI-Teresina. Como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediação do bolsista no processo de alfabetização acontece em consonância com as práticas do professor efetivo em sala de aula propondo desafios e metodologias de superação das dificuldades na aprendizagem, além da valorização da realidade social e cultural desses alunos.