Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

“PREVENIR É MELHOR DO QUE CURAR” : CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS HIGIENISTAS SOBRE ESCOLAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA (1916-1940)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SAÚDE, HIGIENE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GD10 - História da Saúde e das doenças
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31453
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "“PREVENIR É MELHOR DO QUE CURAR” : CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS HIGIENISTAS SOBRE ESCOLAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA (1916-1940)"
    "resumo" => "Este trabalho pretende dar visibilidade às conexões entre Educação e Saúde a partir dos escritos pautados em ideais higienistas que circularam em impressos brasileiros e colombianos no período de 1916 a 1940. A presente escrita possui como objetivo estudar a higiene escolar, dando especial atenção a aproximação com as assistências escolares, e nessa relação foi proposto a realização de diálogos sobre a circulação e transmissão desses discursos. Para tanto, foram consultados os seguintes impressos: a Revista do Ensino, A Escola Primária, o livro A fada Hygia, o jornal Correio da manhã e a Revista Salud y Sanidad. Bem como memórias ministeriais, decretos e leis voltados para a saúde pública e educação do corpo nos países e no período supracitado. Como aporte teórico-metodológico foi estabelecido uma aproximação com as contribuições de Roger Chartier, adotando a teoria que repensa os conceitos de leitura e apropriação. Portanto, conseguimos perceber que os discursos sobre higiene escolar compuseram uma rede que circulou e agenciaram ideais transmitindo hábitos salutares e higiênicos. O espaço escolar se conformou como local ideal para a divulgação desses discursos. Os profissionais de saúde inseridos na escola atuaram por meio de atividades de vigilância, medicalização, disciplinarização e controle buscando produzir corpos saudáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD10 - História da Saúde e das doenças"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SAÚDE, HIGIENE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA10_ID5_02082017225829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS VASCONCELOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAIS V SANTOS"
    "autor_email" => "lais_lvs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31453
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "“PREVENIR É MELHOR DO QUE CURAR” : CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS HIGIENISTAS SOBRE ESCOLAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA (1916-1940)"
    "resumo" => "Este trabalho pretende dar visibilidade às conexões entre Educação e Saúde a partir dos escritos pautados em ideais higienistas que circularam em impressos brasileiros e colombianos no período de 1916 a 1940. A presente escrita possui como objetivo estudar a higiene escolar, dando especial atenção a aproximação com as assistências escolares, e nessa relação foi proposto a realização de diálogos sobre a circulação e transmissão desses discursos. Para tanto, foram consultados os seguintes impressos: a Revista do Ensino, A Escola Primária, o livro A fada Hygia, o jornal Correio da manhã e a Revista Salud y Sanidad. Bem como memórias ministeriais, decretos e leis voltados para a saúde pública e educação do corpo nos países e no período supracitado. Como aporte teórico-metodológico foi estabelecido uma aproximação com as contribuições de Roger Chartier, adotando a teoria que repensa os conceitos de leitura e apropriação. Portanto, conseguimos perceber que os discursos sobre higiene escolar compuseram uma rede que circulou e agenciaram ideais transmitindo hábitos salutares e higiênicos. O espaço escolar se conformou como local ideal para a divulgação desses discursos. Os profissionais de saúde inseridos na escola atuaram por meio de atividades de vigilância, medicalização, disciplinarização e controle buscando produzir corpos saudáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD10 - História da Saúde e das doenças"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SAÚDE, HIGIENE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA10_ID5_02082017225829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIS VASCONCELOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAIS V SANTOS"
    "autor_email" => "lais_lvs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este trabalho pretende dar visibilidade às conexões entre Educação e Saúde a partir dos escritos pautados em ideais higienistas que circularam em impressos brasileiros e colombianos no período de 1916 a 1940. A presente escrita possui como objetivo estudar a higiene escolar, dando especial atenção a aproximação com as assistências escolares, e nessa relação foi proposto a realização de diálogos sobre a circulação e transmissão desses discursos. Para tanto, foram consultados os seguintes impressos: a Revista do Ensino, A Escola Primária, o livro A fada Hygia, o jornal Correio da manhã e a Revista Salud y Sanidad. Bem como memórias ministeriais, decretos e leis voltados para a saúde pública e educação do corpo nos países e no período supracitado. Como aporte teórico-metodológico foi estabelecido uma aproximação com as contribuições de Roger Chartier, adotando a teoria que repensa os conceitos de leitura e apropriação. Portanto, conseguimos perceber que os discursos sobre higiene escolar compuseram uma rede que circulou e agenciaram ideais transmitindo hábitos salutares e higiênicos. O espaço escolar se conformou como local ideal para a divulgação desses discursos. Os profissionais de saúde inseridos na escola atuaram por meio de atividades de vigilância, medicalização, disciplinarização e controle buscando produzir corpos saudáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.