A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31063 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 758 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O objeto desta pesquisa é analisar as práticas lúdicas como proposta dinamizadora para o ensino de Geografia no 8° ano do Ensino Fundamental, numa Escola pública Estadual, localizada no bairro de Bodocongó II, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A escolha dessa temática justifica-se pela indispensabilidade de progressos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, utilizando como argumento a ressignificação das práticas tradicionalistas de ensinos descritivos e enfadonhos, viabilizando, assim, a inserção do lúdico como proposta de educação geográfica comprometida em despertar a capacidade cognitiva do aluno, tomando por conhecimento seu titulo significativo de agente transformante do espaço social. Para a realização desta pesquisa, houve a aplicação de um questionário diagnóstico indagando os alunos a respeito do interesse na disciplina de Geografia, seus conhecimentos adquiridos, e suas perspectivas para a matéria no decorrer do ano letivo, havendo posteriormente um levantamento bibliográfico para respaldar a significância da pesquisa, seguido de um planejamento com a utilização de mapas, imagens, vídeos, jogos, produções discentes e brincadeiras. Através do diagnostico traçado baseando-se no perfil da turma, o projeto desenvolvido trouxe inicialmente, com atividades até então realizadas, contribuições significativas na perspectiva da aprendizagem, possibilitando a articulação das metodologias de ensino com os conteúdos geográficos, ocasionando, assim, diminuição da evasão, aumento do interesse nas aulas, participação, comportamento adequado e melhoria das notas. Os resultados na aplicação das atividades lúdicas foram positivos, visto que, provocaram nos alunos disponibilidade e agilidade em executa-las, possibilitando a união dos conhecimentos adquiridos no projeto com sua vivência e saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA4_ID758_14082017113909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE FARIAS TEIXEIRA " "autor_nome_curto" => "ELAINE TEIXEIRA" "autor_email" => "elainefariasteixeira@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31063 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 758 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO METODOLOGIA PARA A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O objeto desta pesquisa é analisar as práticas lúdicas como proposta dinamizadora para o ensino de Geografia no 8° ano do Ensino Fundamental, numa Escola pública Estadual, localizada no bairro de Bodocongó II, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A escolha dessa temática justifica-se pela indispensabilidade de progressos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, utilizando como argumento a ressignificação das práticas tradicionalistas de ensinos descritivos e enfadonhos, viabilizando, assim, a inserção do lúdico como proposta de educação geográfica comprometida em despertar a capacidade cognitiva do aluno, tomando por conhecimento seu titulo significativo de agente transformante do espaço social. Para a realização desta pesquisa, houve a aplicação de um questionário diagnóstico indagando os alunos a respeito do interesse na disciplina de Geografia, seus conhecimentos adquiridos, e suas perspectivas para a matéria no decorrer do ano letivo, havendo posteriormente um levantamento bibliográfico para respaldar a significância da pesquisa, seguido de um planejamento com a utilização de mapas, imagens, vídeos, jogos, produções discentes e brincadeiras. Através do diagnostico traçado baseando-se no perfil da turma, o projeto desenvolvido trouxe inicialmente, com atividades até então realizadas, contribuições significativas na perspectiva da aprendizagem, possibilitando a articulação das metodologias de ensino com os conteúdos geográficos, ocasionando, assim, diminuição da evasão, aumento do interesse nas aulas, participação, comportamento adequado e melhoria das notas. Os resultados na aplicação das atividades lúdicas foram positivos, visto que, provocaram nos alunos disponibilidade e agilidade em executa-las, possibilitando a união dos conhecimentos adquiridos no projeto com sua vivência e saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA4_ID758_14082017113909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE FARIAS TEIXEIRA " "autor_nome_curto" => "ELAINE TEIXEIRA" "autor_email" => "elainefariasteixeira@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }