Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA NO INCENTIVO A LEITURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL, LETRAMENTO Pôster (PO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31414
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 588
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA NO INCENTIVO A LEITURA"
    "resumo" => "O processo de letramento na educação infantil, se encontra diante a um obstáculo de grandes proporções. A leitura é muito importante na vida da criança, em especial nos anos iniciais, pois contribui com o desenvolvimento social, emocional, biológico e cognitivo. Com isso a escola deve se preocupar em contribuir de forma positiva para a formação de um indivíduo crítico, porém é por meio da leitura que essas competências desenvolvem. A inclusão das TDIC’s no processo de letramento. Considerando esse cenário, o docente da educação infantil encontra um aporte pedagógico para despertar o interesse em desenvolver a capacidade de ler, de escrever e de falar, fugindo da metodologia de ensino tradicional para uma pedagogia inovadora e atrativa. Este trabalho se justifica por refletir sobre o uso e contribuições que as tecnologias oferecem, no processo de aprendizagem. Torna-se relevante, então, para assim compreendermos que a Educação Infantil é um território fértil de desenvolvimento social e inovador, com a inserção das mídias digitais, tendo em vista que esta primeira etapa da educação básica deve ser trabalhada de forma a atender as necessidades das crianças. Objetiva identificar as contribuições que o uso as tecnologias digitais traz para os alunos e descrever os desafios encontrados pelos docentes como obstáculos no uso ou na falta de uso destas tecnologias como ferramentas de aprendizagem. Explicar como os alunos em fase de letramento aprendem ao interagir com o uso de tecnologias digitais; analisar as dificuldades encontradas pelos docentes no planejamento da aula, priorizando o uso ou não das TDIC’s, como ferramenta auxiliar nos processos de leitura; elaborar meios de intervir com a utilização de mídias digitais livres na internet na didática de ensino e de aprendizagem, mensurando os contributos para a efetivação do letramento. Este projeto de intervenção tem caráter exploratório, descritivo, dentro de uma abordagem qualitativa, planejado em uma sala de aula, de educação infantil, em fase de letramento, em uma escola particular situada na cidade de Esperança-PB.  Neste contexto, o docente teria como metodologia a proposta de incorporar em seu planejamento de aula, o uso de um jogo educativo digital de leitura e nesta perspectiva agregar ao uso do recurso multimídia, um sentimento de satisfação e motivação em aprender, por parte do corpo discente. Contudo, o uso das tecnologias digitais no contexto escolar contribui com o desenvolvimento cognitivo do aluno, porém nem sempre são atribuídas funções, no planejamento da aula, para estas ferramentas. Em alguns casos por falta de recursos na instituição, ou por falta de capacitação dos docentes, às vezes denominado de “imigrante digital”, ou em outras situações, mesmo a escola possuindo tais equipamentos e o professor ser capacitado para uso, encontra-se um obstáculo de como inserir esse método de ensino para efetivar o saber do aluno. Acredita-se que com o uso destas tecnologias no processo de letramento, o aluno se sinta motivado a estudar e, assim, desenvolver com maior facilidade a leitura e a escrita, pela interação com os meios tecnológicos, promovendo autonomia e criatividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID588_11082017150951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAIANNY KESSEN DE ARAUJO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SHAIANNY"
    "autor_email" => "shaiannykalmeida@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31414
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 588
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA NO INCENTIVO A LEITURA"
    "resumo" => "O processo de letramento na educação infantil, se encontra diante a um obstáculo de grandes proporções. A leitura é muito importante na vida da criança, em especial nos anos iniciais, pois contribui com o desenvolvimento social, emocional, biológico e cognitivo. Com isso a escola deve se preocupar em contribuir de forma positiva para a formação de um indivíduo crítico, porém é por meio da leitura que essas competências desenvolvem. A inclusão das TDIC’s no processo de letramento. Considerando esse cenário, o docente da educação infantil encontra um aporte pedagógico para despertar o interesse em desenvolver a capacidade de ler, de escrever e de falar, fugindo da metodologia de ensino tradicional para uma pedagogia inovadora e atrativa. Este trabalho se justifica por refletir sobre o uso e contribuições que as tecnologias oferecem, no processo de aprendizagem. Torna-se relevante, então, para assim compreendermos que a Educação Infantil é um território fértil de desenvolvimento social e inovador, com a inserção das mídias digitais, tendo em vista que esta primeira etapa da educação básica deve ser trabalhada de forma a atender as necessidades das crianças. Objetiva identificar as contribuições que o uso as tecnologias digitais traz para os alunos e descrever os desafios encontrados pelos docentes como obstáculos no uso ou na falta de uso destas tecnologias como ferramentas de aprendizagem. Explicar como os alunos em fase de letramento aprendem ao interagir com o uso de tecnologias digitais; analisar as dificuldades encontradas pelos docentes no planejamento da aula, priorizando o uso ou não das TDIC’s, como ferramenta auxiliar nos processos de leitura; elaborar meios de intervir com a utilização de mídias digitais livres na internet na didática de ensino e de aprendizagem, mensurando os contributos para a efetivação do letramento. Este projeto de intervenção tem caráter exploratório, descritivo, dentro de uma abordagem qualitativa, planejado em uma sala de aula, de educação infantil, em fase de letramento, em uma escola particular situada na cidade de Esperança-PB.  Neste contexto, o docente teria como metodologia a proposta de incorporar em seu planejamento de aula, o uso de um jogo educativo digital de leitura e nesta perspectiva agregar ao uso do recurso multimídia, um sentimento de satisfação e motivação em aprender, por parte do corpo discente. Contudo, o uso das tecnologias digitais no contexto escolar contribui com o desenvolvimento cognitivo do aluno, porém nem sempre são atribuídas funções, no planejamento da aula, para estas ferramentas. Em alguns casos por falta de recursos na instituição, ou por falta de capacitação dos docentes, às vezes denominado de “imigrante digital”, ou em outras situações, mesmo a escola possuindo tais equipamentos e o professor ser capacitado para uso, encontra-se um obstáculo de como inserir esse método de ensino para efetivar o saber do aluno. Acredita-se que com o uso destas tecnologias no processo de letramento, o aluno se sinta motivado a estudar e, assim, desenvolver com maior facilidade a leitura e a escrita, pela interação com os meios tecnológicos, promovendo autonomia e criatividade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID588_11082017150951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHAIANNY KESSEN DE ARAUJO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "SHAIANNY"
    "autor_email" => "shaiannykalmeida@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O processo de letramento na educação infantil, se encontra diante a um obstáculo de grandes proporções. A leitura é muito importante na vida da criança, em especial nos anos iniciais, pois contribui com o desenvolvimento social, emocional, biológico e cognitivo. Com isso a escola deve se preocupar em contribuir de forma positiva para a formação de um indivíduo crítico, porém é por meio da leitura que essas competências desenvolvem. A inclusão das TDIC’s no processo de letramento. Considerando esse cenário, o docente da educação infantil encontra um aporte pedagógico para despertar o interesse em desenvolver a capacidade de ler, de escrever e de falar, fugindo da metodologia de ensino tradicional para uma pedagogia inovadora e atrativa. Este trabalho se justifica por refletir sobre o uso e contribuições que as tecnologias oferecem, no processo de aprendizagem. Torna-se relevante, então, para assim compreendermos que a Educação Infantil é um território fértil de desenvolvimento social e inovador, com a inserção das mídias digitais, tendo em vista que esta primeira etapa da educação básica deve ser trabalhada de forma a atender as necessidades das crianças. Objetiva identificar as contribuições que o uso as tecnologias digitais traz para os alunos e descrever os desafios encontrados pelos docentes como obstáculos no uso ou na falta de uso destas tecnologias como ferramentas de aprendizagem. Explicar como os alunos em fase de letramento aprendem ao interagir com o uso de tecnologias digitais; analisar as dificuldades encontradas pelos docentes no planejamento da aula, priorizando o uso ou não das TDIC’s, como ferramenta auxiliar nos processos de leitura; elaborar meios de intervir com a utilização de mídias digitais livres na internet na didática de ensino e de aprendizagem, mensurando os contributos para a efetivação do letramento. Este projeto de intervenção tem caráter exploratório, descritivo, dentro de uma abordagem qualitativa, planejado em uma sala de aula, de educação infantil, em fase de letramento, em uma escola particular situada na cidade de Esperança-PB. Neste contexto, o docente teria como metodologia a proposta de incorporar em seu planejamento de aula, o uso de um jogo educativo digital de leitura e nesta perspectiva agregar ao uso do recurso multimídia, um sentimento de satisfação e motivação em aprender, por parte do corpo discente. Contudo, o uso das tecnologias digitais no contexto escolar contribui com o desenvolvimento cognitivo do aluno, porém nem sempre são atribuídas funções, no planejamento da aula, para estas ferramentas. Em alguns casos por falta de recursos na instituição, ou por falta de capacitação dos docentes, às vezes denominado de “imigrante digital”, ou em outras situações, mesmo a escola possuindo tais equipamentos e o professor ser capacitado para uso, encontra-se um obstáculo de como inserir esse método de ensino para efetivar o saber do aluno. Acredita-se que com o uso destas tecnologias no processo de letramento, o aluno se sinta motivado a estudar e, assim, desenvolver com maior facilidade a leitura e a escrita, pela interação com os meios tecnológicos, promovendo autonomia e criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.