TRABALHANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E HABILIDADES COGNITIVAS COM O JOGO FECHE A CAIXA.
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31423 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 1152 "titulo" => "TRABALHANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E HABILIDADES COGNITIVAS COM O JOGO FECHE A CAIXA." "resumo" => "O desenvolvimento do cálculo mental, de jogos de estratégias e atividades que desenvolvem o raciocínio dos alunos estão sendo cada vez mais discutidos no âmbito da Educação Matemática. O jogo é defendido como um recurso didático que proporciona desenvolver motivação, interação e aprendizagem do aluno na matemática. Logo, pensando nisso temos como objetivo de apresentar a proposta de minicurso que possibilitou desenvolver o passo a passo do jogo feche a caixa e a sua confecção no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso aconteceu em dois momentos, uma parte teórica sobre a história do jogo, suas regras e estratégias de jogos. No segundo momento os alunos foram divididos em grupos para a confecção do jogo feche a caixa com materiais recicláveis. Portanto, através dessa experiência os alunos desenvolveram o raciocínio lógico e o pensamento crítico reflexivo, além do cálculo mental. Contudo, a aplicação do minicurso podemos verificar que os jogos como o feche a caixa são essenciais para estimular o cálculo mental e assim, estabelecer conexões diretas com a matemática e desenvolver uma motivação para aprender de maneira dinâmica e interativa. Todos os 22 inscritos no minicurso fizeram questão de participar interagindo da melhor forma e dedicação, ouvindo atentamente as instruções do jogo e como confeccioná-lo. Portanto, o uso de novas práticas como jogos matemáticos, técnicas lúdicas de aprendizagens e práticas em coletivos que são importantes para todo e qualquer conhecimento por estimular o cérebro a trabalhar operações matemáticas e contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "FECHE A CAIXA., JOGOS., OPERAÇÕES BÁSICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID1152_21082017221210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ NATANAEL OLIVEIRA DE NEGREIROS" "autor_nome_curto" => "NATANAEL NEGREIROS" "autor_email" => "natannegreiros@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31423 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 1152 "titulo" => "TRABALHANDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E HABILIDADES COGNITIVAS COM O JOGO FECHE A CAIXA." "resumo" => "O desenvolvimento do cálculo mental, de jogos de estratégias e atividades que desenvolvem o raciocínio dos alunos estão sendo cada vez mais discutidos no âmbito da Educação Matemática. O jogo é defendido como um recurso didático que proporciona desenvolver motivação, interação e aprendizagem do aluno na matemática. Logo, pensando nisso temos como objetivo de apresentar a proposta de minicurso que possibilitou desenvolver o passo a passo do jogo feche a caixa e a sua confecção no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso aconteceu em dois momentos, uma parte teórica sobre a história do jogo, suas regras e estratégias de jogos. No segundo momento os alunos foram divididos em grupos para a confecção do jogo feche a caixa com materiais recicláveis. Portanto, através dessa experiência os alunos desenvolveram o raciocínio lógico e o pensamento crítico reflexivo, além do cálculo mental. Contudo, a aplicação do minicurso podemos verificar que os jogos como o feche a caixa são essenciais para estimular o cálculo mental e assim, estabelecer conexões diretas com a matemática e desenvolver uma motivação para aprender de maneira dinâmica e interativa. Todos os 22 inscritos no minicurso fizeram questão de participar interagindo da melhor forma e dedicação, ouvindo atentamente as instruções do jogo e como confeccioná-lo. Portanto, o uso de novas práticas como jogos matemáticos, técnicas lúdicas de aprendizagens e práticas em coletivos que são importantes para todo e qualquer conhecimento por estimular o cérebro a trabalhar operações matemáticas e contribuir significativamente para o desenvolvimento da aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "FECHE A CAIXA., JOGOS., OPERAÇÕES BÁSICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID1152_21082017221210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ NATANAEL OLIVEIRA DE NEGREIROS" "autor_nome_curto" => "NATANAEL NEGREIROS" "autor_email" => "natannegreiros@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }