Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A GÊNESE DO PROGRAMA ENSINO MÉDIOS INOVADOR COMO PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO INOVADOR, REDESENHO CURRICULAR, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GD14 - Currículo
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31394
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 723
    "titulo" => "REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A GÊNESE DO PROGRAMA ENSINO MÉDIOS INOVADOR COMO PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR"
    "resumo" => "Estudar como uma política pública entra na agenda institucional é primordial para analise e reflexão do Estado em ação. Mas este não é um caminho fácil, requer do pesquisador atenção para os diferentes contextos das decisões tomadas. Nesta lógica, o objetivo deste trabalho é estruturar o percurso inicial da gênese do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), especificamente, um olhar sobre a busca das causas e a construção das narrações que impulsionaram a criação do mesmo. Para alcançar a proposta definida, este trabalho terá como embasamento teórico as reflexões de Azevedo (2004) e outros autores em conjunto com a problematização dos fenômenos sociais de Pierre Muller e Yves Sureal (2002). O aporte oficial sobre a gênese do programa será o parecer CNE/CP 11/2009, documento este, que apresenta as concepções iniciais do objeto de pesquisa. O trabalho é parte inicial de uma pesquisa em andamento, que investiga as concepções do PROEMI em Recife. Faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para ilustrar este primeiro momento e objetiva assim, com as devidas análises iniciais, apresentar os pontos e movimentos de formulação do PROEMI, através de um olhar sobre seu contexto de criação, com uma observação basilar por meio dos autores referenciais. Esse trabalho inicial pôde concluir em seus movimentos iniciais, que foram várias as causas ou um conjunto de causalidades intricada que justificou a aprovação do PROEMI, todas elas interligadas entre si, principalmente dentro de um contexto cultural que alimenta constantemente a desigualdade, como é o caso do Brasil e reafirma as parcerias com os interesses de grupos privados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD14 - Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INOVADOR, REDESENHO CURRICULAR, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID723_21082017234126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYZI SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAYZI"
    "autor_email" => "dayzioliveira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31394
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 723
    "titulo" => "REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A GÊNESE DO PROGRAMA ENSINO MÉDIOS INOVADOR COMO PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR"
    "resumo" => "Estudar como uma política pública entra na agenda institucional é primordial para analise e reflexão do Estado em ação. Mas este não é um caminho fácil, requer do pesquisador atenção para os diferentes contextos das decisões tomadas. Nesta lógica, o objetivo deste trabalho é estruturar o percurso inicial da gênese do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), especificamente, um olhar sobre a busca das causas e a construção das narrações que impulsionaram a criação do mesmo. Para alcançar a proposta definida, este trabalho terá como embasamento teórico as reflexões de Azevedo (2004) e outros autores em conjunto com a problematização dos fenômenos sociais de Pierre Muller e Yves Sureal (2002). O aporte oficial sobre a gênese do programa será o parecer CNE/CP 11/2009, documento este, que apresenta as concepções iniciais do objeto de pesquisa. O trabalho é parte inicial de uma pesquisa em andamento, que investiga as concepções do PROEMI em Recife. Faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para ilustrar este primeiro momento e objetiva assim, com as devidas análises iniciais, apresentar os pontos e movimentos de formulação do PROEMI, através de um olhar sobre seu contexto de criação, com uma observação basilar por meio dos autores referenciais. Esse trabalho inicial pôde concluir em seus movimentos iniciais, que foram várias as causas ou um conjunto de causalidades intricada que justificou a aprovação do PROEMI, todas elas interligadas entre si, principalmente dentro de um contexto cultural que alimenta constantemente a desigualdade, como é o caso do Brasil e reafirma as parcerias com os interesses de grupos privados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD14 - Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INOVADOR, REDESENHO CURRICULAR, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID723_21082017234126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYZI SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DAYZI"
    "autor_email" => "dayzioliveira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Estudar como uma política pública entra na agenda institucional é primordial para analise e reflexão do Estado em ação. Mas este não é um caminho fácil, requer do pesquisador atenção para os diferentes contextos das decisões tomadas. Nesta lógica, o objetivo deste trabalho é estruturar o percurso inicial da gênese do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), especificamente, um olhar sobre a busca das causas e a construção das narrações que impulsionaram a criação do mesmo. Para alcançar a proposta definida, este trabalho terá como embasamento teórico as reflexões de Azevedo (2004) e outros autores em conjunto com a problematização dos fenômenos sociais de Pierre Muller e Yves Sureal (2002). O aporte oficial sobre a gênese do programa será o parecer CNE/CP 11/2009, documento este, que apresenta as concepções iniciais do objeto de pesquisa. O trabalho é parte inicial de uma pesquisa em andamento, que investiga as concepções do PROEMI em Recife. Faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para ilustrar este primeiro momento e objetiva assim, com as devidas análises iniciais, apresentar os pontos e movimentos de formulação do PROEMI, através de um olhar sobre seu contexto de criação, com uma observação basilar por meio dos autores referenciais. Esse trabalho inicial pôde concluir em seus movimentos iniciais, que foram várias as causas ou um conjunto de causalidades intricada que justificou a aprovação do PROEMI, todas elas interligadas entre si, principalmente dentro de um contexto cultural que alimenta constantemente a desigualdade, como é o caso do Brasil e reafirma as parcerias com os interesses de grupos privados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.