, Mariaisabeldasivabezerra et al.. Era uma vez um gato xadrez... discutindo as diferenças. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31207>. Acesso em: 22/12/2024 17:56
O referido artigo foi resultado do relatório apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba como requisito do componente Estágio Supervisionado na Educação Infantil (Estágio IV – Docência),realizado na Creche Municipal Ana Paula em Campina Grande-PB no período de 03/04/17 a 07/04/17. Tendo como objetivo vivenciar a prática docente através do projeto “Era uma vez um gato xadrez… discutindo as diferenças”, onde através da contação da história procuramos incentivar o respeito e a valorização das diferenças. Entendemos a docência como a necessidade que nós, professores que estamos em formação, temos em conhecer o espaço onde estaremos futuramente inseridos. Sendo assim o nosso fazer docente cria fundamento e embasamento a partir do que é observado dentro do “fazer docente”, dentro do campo de estágio, seja ele na creche ou na escola. O estagio, para nós, estudantes de licenciatura, constitui em um campo de conhecimento, pois observamos a prática com a teoria que vimos dentro da academia. Para a elaboração deste relatório foi realizado estudos bibliográficos em autores como PIMENTA (2006), GUIMARÃES (2003), OSTETTO (2008), como também a prática que foi exercida através do projeto de intervenção ao qual foi elaborado nos primeiros dias do componente curricular. O Estagio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, pois é nesse momento que o futuro profissional vai ter um contato direto com a realidade no qual vai permanecer inserido, além de ser um processo de aprendizagem necessário para o para o mesmo que deseja realmente estar preparado para os desafios de uma carreira, além do mais concretiza pressupostos teóricos nos quais foram adquiridos no processo de formação. Segundo PIMENTA E LIMA “o exercício de qualquer profissão é pratico, no sentido de que se trata aprender fazer algo. A profissão do professor também é pratica.” (2006, p.7).Neste relatório será descrito as experiências durante o período de estagio, bem como a pratica pedagógica exercida por nós estagiarias na turma do maternal II.