CURRÍCULO: ALGUMAS REFLEXÕES
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31141 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 165 "titulo" => "CURRÍCULO: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "Tratarei neste artigo do currículo humanista que se conhece a partir da catequese jesuítica por ser voltada para a formação do homem perfeito, do bom cristão e centrada em um currículo de educação intelectual baseada na leitura de teóricos para a elite colonial o que promoveu a institucionalização da educação no Brasil; do currículo tecnicista que tinha o objetivo de formar indivíduos para o mercado de trabalho; e por fim do currículo crítico que busca analisar as condições sociopolíticas e econômicas de sua aplicação, visando à transformação da realidade. Para isso, perpasso pelas suas origens a fim de caracterizá-los e, por conseguinte expor as semelhanças e diferenças entre estes currículos que influenciaram e influenciam o currículo escolar e a formação dos professores brasileiros que passaram a adotá-los em distintos períodos da história do país com o objetivo de promover uma reflexão crítica a cerca do currículo trabalhado em sala de aula. O presente artigo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica com base nos teóricos Doll (2002), Giroux (1992), Pacheco (1992), Saviani (2007), dentre outros, e a partir dos estudos realizados no Componente Curricular de Currículo do curso de Pedagogia com a perspectiva de compreender o contexto histórico dos currículos que norteiam o trabalho pedagógico, uma vez que, a escola deve romper com o modelo de educação imposta para que se torne uma ferramenta para desenvolver em cada aluno seu senso crítico e os mesmos devem entender que este é o espaço de atividades reflexivas, contribuindo assim para a formação de novos sujeitos ativos que percebam-se enquanto atores sociais construtores de sua própria história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID165_14082017144016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA" "autor_email" => "ketsiaferreira2016@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31141 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 165 "titulo" => "CURRÍCULO: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "Tratarei neste artigo do currículo humanista que se conhece a partir da catequese jesuítica por ser voltada para a formação do homem perfeito, do bom cristão e centrada em um currículo de educação intelectual baseada na leitura de teóricos para a elite colonial o que promoveu a institucionalização da educação no Brasil; do currículo tecnicista que tinha o objetivo de formar indivíduos para o mercado de trabalho; e por fim do currículo crítico que busca analisar as condições sociopolíticas e econômicas de sua aplicação, visando à transformação da realidade. Para isso, perpasso pelas suas origens a fim de caracterizá-los e, por conseguinte expor as semelhanças e diferenças entre estes currículos que influenciaram e influenciam o currículo escolar e a formação dos professores brasileiros que passaram a adotá-los em distintos períodos da história do país com o objetivo de promover uma reflexão crítica a cerca do currículo trabalhado em sala de aula. O presente artigo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica com base nos teóricos Doll (2002), Giroux (1992), Pacheco (1992), Saviani (2007), dentre outros, e a partir dos estudos realizados no Componente Curricular de Currículo do curso de Pedagogia com a perspectiva de compreender o contexto histórico dos currículos que norteiam o trabalho pedagógico, uma vez que, a escola deve romper com o modelo de educação imposta para que se torne uma ferramenta para desenvolver em cada aluno seu senso crítico e os mesmos devem entender que este é o espaço de atividades reflexivas, contribuindo assim para a formação de novos sujeitos ativos que percebam-se enquanto atores sociais construtores de sua própria história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID165_14082017144016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA" "autor_email" => "ketsiaferreira2016@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }