Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA: IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, ROTINA Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e assim prever diferentes caminhos da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados. A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve ser orientada pelo principio básico de procurar proporcionar, a criança, o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas. Desse modo, o presente artigo que tem como tema “Planejamento da Ação Didática: Importância da Organização da Rotina na Educação Infantil” busca mostrar a necessidade da organização da rotina, bem como um planejamento fundamentado, que por sua vez são práticas educativas que devem estar presentes no nível da Educação Infantil. Destacamos esse tema, por diversas vezes em estágios, ou mesmo quando estávamos lecionando, em creches ou escolas de educação infantil, termos presenciado professores que não haviam planejado suas aulas, banalizando assim o ato de ensinar, não contribuindo para o desenvolvimento da criança, e atuando apenas na reprodução de atividades de prontidão, onde as crianças não são desafiadas a desenvolver suas criatividades e /ou habilidades. Sua elaboração foi realizada pelos princípios de uma pesquisa qualitativa, onde desenvolvemos entrevistas semiestruturadas com educadores de instituições de educação infantil, de turmas de crianças de 0 a 5 anos. Concluímos, portanto que o professor que atua na educação infantil deve ter o compromisso ético e profissional de planejar para as crianças, levando em consideração os estudos sobre o desenvolvimento infantil, a historicidade da infância, as políticas voltadas para esta etapa, promovendo situações desafiadoras que proporcionem a construção do conhecimento.

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