O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TRANSMISSÃO DE SABERES
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31297 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 1329 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TRANSMISSÃO DE SABERES" "resumo" => "Neste artigo propomos discutir e avaliar o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental visando melhorar o ensino e intervir nos problemas que surgem no processo de construção do conhecimento e de transmissão do saber. Fundamentado em teóricos que buscam adequar o ensino com a realidade dos alunos, para que os estereótipos do ensino de língua portuguesa como "disciplina chata" acabem, transformando o ensino metódico em um ensino mais lúdico. Como metodologia elaboramos e aplicamos um questionário em uma turma de 6º ano do fundamental II, questionando a visão dos alunos perante o ensino de língua portuguesa e quais as dificuldades e afinidades que sentem em relação a disciplina. Contudo, observou-se que mais de 50% dos alunos que participaram da pesquisa responderam negativamente a respeito da afinidade com a matéria devido a dificuldade de aprendizado. Por fim concluímos que acontece no ensino da disciplina de português é a dispersão dos alunos por outros meios que chamem mais atenção principalmente devido o método de ensino utilizado em sala de aula que torna as aulas cansativas e chatas. Assim discutimos métodos e teorias relacionadas as práticas para que o ensino de língua portuguesa no geral se torne interativo e instigante ao aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1329_14092017193156.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRYELLA CAROLINA DE MACÊDO SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABRYELLA M." "autor_email" => "gabryellamacedo1@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31297 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 1329 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TRANSMISSÃO DE SABERES" "resumo" => "Neste artigo propomos discutir e avaliar o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental visando melhorar o ensino e intervir nos problemas que surgem no processo de construção do conhecimento e de transmissão do saber. Fundamentado em teóricos que buscam adequar o ensino com a realidade dos alunos, para que os estereótipos do ensino de língua portuguesa como "disciplina chata" acabem, transformando o ensino metódico em um ensino mais lúdico. Como metodologia elaboramos e aplicamos um questionário em uma turma de 6º ano do fundamental II, questionando a visão dos alunos perante o ensino de língua portuguesa e quais as dificuldades e afinidades que sentem em relação a disciplina. Contudo, observou-se que mais de 50% dos alunos que participaram da pesquisa responderam negativamente a respeito da afinidade com a matéria devido a dificuldade de aprendizado. Por fim concluímos que acontece no ensino da disciplina de português é a dispersão dos alunos por outros meios que chamem mais atenção principalmente devido o método de ensino utilizado em sala de aula que torna as aulas cansativas e chatas. Assim discutimos métodos e teorias relacionadas as práticas para que o ensino de língua portuguesa no geral se torne interativo e instigante ao aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA, DIFICULDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1329_14092017193156.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRYELLA CAROLINA DE MACÊDO SANTOS" "autor_nome_curto" => "GABRYELLA M." "autor_email" => "gabryellamacedo1@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }