Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO

Palavra-chaves: MAPAS MENTAIS, LUGAR, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30987
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência construída a partir da utilização da estratégia de construção de mapas mentais no ensino de Geografia, no ensino médio, a partir de observações e intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ CAPES/ UEPB, realizada na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, na turma do 1° ano C. Nas observações realizadas na turma foi visto que os alunos apresentavam muita dificuldade de compreensão dos mapas que eram apresentados em aulas, por isso a importância de trabalhar com a ferramenta de mapas mentais, procurando estimular a alfabetização cartográfica e a leitura e compreensão de mapas. Os mapas são representações desenhadas ou gráficas da superfície real e geográfica e mental é o que a imaginação pode colocar em pratica, ou seja, os mapas mentais constituem uma representação do conhecimento da mente humana, que representa apenas o que vivencia, por isso, é tão importante usar essa metodologia no ensino de Geografia, para aproximar o ensino a realidade da vida do aluno. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir das técnicas da pesquisa ação, materializada pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula. Os resultados permitiram afirmar que a metodologia possibilitou que os alunos pudessem desenvolver seus próprios mapas, a partir dos seus conhecimentos e que enriquecessem a concepção do lugar de vivência e fossem capazes de compreender as mudanças ocorridas durante o tempo. Por fim, a metodologia também possibilitou aos alunos construírem noções de cartografia, na medida em que foram alfabetizados cartograficamente, sendo capazes de fazer leituras de diferentes mapas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente"
    "palavra_chave" => "MAPAS MENTAIS, LUGAR, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID706_14082017134511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA OLIVEIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA RAMOS"
    "autor_email" => "tatianaoli_ramos@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30987
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência construída a partir da utilização da estratégia de construção de mapas mentais no ensino de Geografia, no ensino médio, a partir de observações e intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ CAPES/ UEPB, realizada na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, na turma do 1° ano C. Nas observações realizadas na turma foi visto que os alunos apresentavam muita dificuldade de compreensão dos mapas que eram apresentados em aulas, por isso a importância de trabalhar com a ferramenta de mapas mentais, procurando estimular a alfabetização cartográfica e a leitura e compreensão de mapas. Os mapas são representações desenhadas ou gráficas da superfície real e geográfica e mental é o que a imaginação pode colocar em pratica, ou seja, os mapas mentais constituem uma representação do conhecimento da mente humana, que representa apenas o que vivencia, por isso, é tão importante usar essa metodologia no ensino de Geografia, para aproximar o ensino a realidade da vida do aluno. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir das técnicas da pesquisa ação, materializada pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula. Os resultados permitiram afirmar que a metodologia possibilitou que os alunos pudessem desenvolver seus próprios mapas, a partir dos seus conhecimentos e que enriquecessem a concepção do lugar de vivência e fossem capazes de compreender as mudanças ocorridas durante o tempo. Por fim, a metodologia também possibilitou aos alunos construírem noções de cartografia, na medida em que foram alfabetizados cartograficamente, sendo capazes de fazer leituras de diferentes mapas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente"
    "palavra_chave" => "MAPAS MENTAIS, LUGAR, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID706_14082017134511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA OLIVEIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA RAMOS"
    "autor_email" => "tatianaoli_ramos@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência construída a partir da utilização da estratégia de construção de mapas mentais no ensino de Geografia, no ensino médio, a partir de observações e intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ CAPES/ UEPB, realizada na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, na turma do 1° ano C. Nas observações realizadas na turma foi visto que os alunos apresentavam muita dificuldade de compreensão dos mapas que eram apresentados em aulas, por isso a importância de trabalhar com a ferramenta de mapas mentais, procurando estimular a alfabetização cartográfica e a leitura e compreensão de mapas. Os mapas são representações desenhadas ou gráficas da superfície real e geográfica e mental é o que a imaginação pode colocar em pratica, ou seja, os mapas mentais constituem uma representação do conhecimento da mente humana, que representa apenas o que vivencia, por isso, é tão importante usar essa metodologia no ensino de Geografia, para aproximar o ensino a realidade da vida do aluno. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir das técnicas da pesquisa ação, materializada pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula. Os resultados permitiram afirmar que a metodologia possibilitou que os alunos pudessem desenvolver seus próprios mapas, a partir dos seus conhecimentos e que enriquecessem a concepção do lugar de vivência e fossem capazes de compreender as mudanças ocorridas durante o tempo. Por fim, a metodologia também possibilitou aos alunos construírem noções de cartografia, na medida em que foram alfabetizados cartograficamente, sendo capazes de fazer leituras de diferentes mapas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.