Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, ESCOLA REGULAR Comunicação Oral (CO) GD14 - Currículo
0 of 0
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31342 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 645 "inscrito_id" => 1345 "titulo" => "OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência estão amparadas legalmente. Porém, garantir vagas para as crianças com deficiência no ensino regular não é garantia que elas estejam de fato incluídas. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para a efetivação deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS-Psi e Periódicos Capes, utilizando os seguintes descritores: “inclusão, criança com deficiência, deficiência, pessoa com deficiência, educação, educação inclusiva, crianças”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos que estivessem disponíveis em português, publicados entre 2012 e 2017 e que abordassem a inclusão da criança com deficiência na escola. Foram excluídas as publicações que não estivessem disponíveis na íntegra e gratuitamente, que fossem meramente descritivos ou em outro idioma, os que foram publicados antes de 2012, que se referiam à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou nos serviços de saúde e os trabalhos referentes à pessoa com deficiência em idade adulta. Foram encontrados 300 artigos, dos quais 36 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram categorizados e analisados a partir da análise temático-categorial. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Problemas para a inclusão efetiva e 2) Ações facilitadoras da efetiva inclusão. Foram incluídos 15 artigos no presente trabalho sendo 3 da base de dados Pepsic, 3 da BVS-PSI, 5 da Periódicos Capes e 4 da Scielo. Os resultados apontam que a legislação garante a entrada da criança com deficiência no ensino regular, bem como há uma mudança na forma da sociedade compreender a deficiência. No entanto, foram encontrados diversos obstáculos para para a efetiva inclusão da criança com deficiência na escola regular: falta de preparo dos profissionais da educação, barreiras arquitetônicas, ausência de recursos de tecnologia assistiva e garantia da vaga para a criança com deficiência sem a preocupação com a socialização da mesma. Considerando-se a magnitude do assunto, sugerem-se novas pesquisas.Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, ESCOLA REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1345_14092017234424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GERLANE XAVIER DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GERLANE XAVIER" "autor_email" => "maria.gerlane.xavier@gmai" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31342 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 645 "inscrito_id" => 1345 "titulo" => "OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência estão amparadas legalmente. Porém, garantir vagas para as crianças com deficiência no ensino regular não é garantia que elas estejam de fato incluídas. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para a efetivação deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS-Psi e Periódicos Capes, utilizando os seguintes descritores: “inclusão, criança com deficiência, deficiência, pessoa com deficiência, educação, educação inclusiva, crianças”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos que estivessem disponíveis em português, publicados entre 2012 e 2017 e que abordassem a inclusão da criança com deficiência na escola. Foram excluídas as publicações que não estivessem disponíveis na íntegra e gratuitamente, que fossem meramente descritivos ou em outro idioma, os que foram publicados antes de 2012, que se referiam à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou nos serviços de saúde e os trabalhos referentes à pessoa com deficiência em idade adulta. Foram encontrados 300 artigos, dos quais 36 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram categorizados e analisados a partir da análise temático-categorial. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Problemas para a inclusão efetiva e 2) Ações facilitadoras da efetiva inclusão. Foram incluídos 15 artigos no presente trabalho sendo 3 da base de dados Pepsic, 3 da BVS-PSI, 5 da Periódicos Capes e 4 da Scielo. Os resultados apontam que a legislação garante a entrada da criança com deficiência no ensino regular, bem como há uma mudança na forma da sociedade compreender a deficiência. No entanto, foram encontrados diversos obstáculos para para a efetiva inclusão da criança com deficiência na escola regular: falta de preparo dos profissionais da educação, barreiras arquitetônicas, ausência de recursos de tecnologia assistiva e garantia da vaga para a criança com deficiência sem a preocupação com a socialização da mesma. Considerando-se a magnitude do assunto, sugerem-se novas pesquisas.Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO, ESCOLA REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1345_14092017234424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GERLANE XAVIER DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GERLANE XAVIER" "autor_email" => "maria.gerlane.xavier@gmai" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo visa investigar as dificuldades para a efetiva inclusão de crianças com deficiência na escola regular. Pode-se perceber que pessoas com deficiência estão amparadas legalmente. Porém, garantir vagas para as crianças com deficiência no ensino regular não é garantia que elas estejam de fato incluídas. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para a efetivação deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma revisão integrativa, nas bases de dados Scielo, Pepsic, BVS-Psi e Periódicos Capes, utilizando os seguintes descritores: “inclusão, criança com deficiência, deficiência, pessoa com deficiência, educação, educação inclusiva, crianças”. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos que estivessem disponíveis em português, publicados entre 2012 e 2017 e que abordassem a inclusão da criança com deficiência na escola. Foram excluídas as publicações que não estivessem disponíveis na íntegra e gratuitamente, que fossem meramente descritivos ou em outro idioma, os que foram publicados antes de 2012, que se referiam à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou nos serviços de saúde e os trabalhos referentes à pessoa com deficiência em idade adulta. Foram encontrados 300 artigos, dos quais 36 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os quais foram categorizados e analisados a partir da análise temático-categorial. Os resultados e discussão foram apresentados em duas categorias: 1) Problemas para a inclusão efetiva e 2) Ações facilitadoras da efetiva inclusão. Foram incluídos 15 artigos no presente trabalho sendo 3 da base de dados Pepsic, 3 da BVS-PSI, 5 da Periódicos Capes e 4 da Scielo. Os resultados apontam que a legislação garante a entrada da criança com deficiência no ensino regular, bem como há uma mudança na forma da sociedade compreender a deficiência. No entanto, foram encontrados diversos obstáculos para para a efetiva inclusão da criança com deficiência na escola regular: falta de preparo dos profissionais da educação, barreiras arquitetônicas, ausência de recursos de tecnologia assistiva e garantia da vaga para a criança com deficiência sem a preocupação com a socialização da mesma. Considerando-se a magnitude do assunto, sugerem-se novas pesquisas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.