Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O ENSINO DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A ÊNFASE DADAS AS CONSTANTES

Palavra-chaves: CONSTANTES FÍSICA, EXPERIMENTOS, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30977
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 537
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A ÊNFASE DADAS AS CONSTANTES"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é aborda a importância das constantes físicas através de alguns experimentos simples, o trabalho desenvolvido com seis alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola publica estadual Maria Salete de Gusmão onde o mesmo foi realizado em quatro encontros de cinquenta minutos. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de levar os alunos a construírem significados físicos para algumas constantes. Os principais resultados encontrados no desenvolvimento desse projeto foi que os alunos conseguiram perceber que as constantes têm uma relevante importância por trás de uma modelagem matemática, onde elas quebram as proporcionalidades apresentadas matematicamente. Portanto podemos afirmar que o presente artigo mostra que é relevante para pratica didática e formação do conhecimento, a fim de gerar um saber construtivo e solido na vida escolar do aluno e na didática do professor de física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "CONSTANTES FÍSICA, EXPERIMENTOS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID537_14082017150419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELSON DA SILVA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "NELSON SILVA"
    "autor_email" => "ninhonunessilva@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30977
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 537
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A ÊNFASE DADAS AS CONSTANTES"
    "resumo" => "O objetivo desse trabalho é aborda a importância das constantes físicas através de alguns experimentos simples, o trabalho desenvolvido com seis alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola publica estadual Maria Salete de Gusmão onde o mesmo foi realizado em quatro encontros de cinquenta minutos. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de levar os alunos a construírem significados físicos para algumas constantes. Os principais resultados encontrados no desenvolvimento desse projeto foi que os alunos conseguiram perceber que as constantes têm uma relevante importância por trás de uma modelagem matemática, onde elas quebram as proporcionalidades apresentadas matematicamente. Portanto podemos afirmar que o presente artigo mostra que é relevante para pratica didática e formação do conhecimento, a fim de gerar um saber construtivo e solido na vida escolar do aluno e na didática do professor de física."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "CONSTANTES FÍSICA, EXPERIMENTOS, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID537_14082017150419.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELSON DA SILVA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "NELSON SILVA"
    "autor_email" => "ninhonunessilva@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O objetivo desse trabalho é aborda a importância das constantes físicas através de alguns experimentos simples, o trabalho desenvolvido com seis alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola publica estadual Maria Salete de Gusmão onde o mesmo foi realizado em quatro encontros de cinquenta minutos. As atividades foram desenvolvidas com o intuito de levar os alunos a construírem significados físicos para algumas constantes. Os principais resultados encontrados no desenvolvimento desse projeto foi que os alunos conseguiram perceber que as constantes têm uma relevante importância por trás de uma modelagem matemática, onde elas quebram as proporcionalidades apresentadas matematicamente. Portanto podemos afirmar que o presente artigo mostra que é relevante para pratica didática e formação do conhecimento, a fim de gerar um saber construtivo e solido na vida escolar do aluno e na didática do professor de física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.