A DIMENSÃO ESPACIAL DA ESCOLA E A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA A PARTIR DA INSERÇÃO NO CONTEXTO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30997 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 450 "titulo" => "A DIMENSÃO ESPACIAL DA ESCOLA E A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA A PARTIR DA INSERÇÃO NO CONTEXTO" "resumo" => "A partir de nossa vivência enquanto aluna do curso de geografia e de nossas experiência como pibidiana, fomos a cada dia instigadas a pensarmos o espaço escolar não só pelo prisma do espaço físico. Muitas de nossas ideias sobre a geografia foram formadas de maneira limitada e ao longo dos anos desconstruídas a partir daquilo que fomos aprofundando e estudando. Partido desse pressuposto é que pensamos em refletir essas questões nesse artigo. Assim, o espaço geográfico da escola é antes de tudo um ambiente destinado a acolher estudantes, professores. Enfim, todos que frequentam, o vai e vem de uma instituição que, primordialmente, visa a formação de sujeitos em busca de conhecimentos. Este é um espaço fixo, porém, de transições, as quais os sujeitos se entrecruzam nas suas relações sociais do cotidiano. Dessa forma, esta pesquisa, busca entender como funcionam esses espaços, e como acontece o ensino de Geografia nos mesmos; debater e descobrir suas funções que aqui são vistas como fontes de experiências e de aprendizagem em sua materialidade socioespacial. Assim, é a partir das reflexões aqui sinalizadas que cremos ser possível repensar o espaço geográfico da escola como um modelo social de transições e transformações, como reflexo dos sujeitos e de suas vivências no cotidiano. Dessa forma pensamos o nosso artigo: A dimensão espacial da escola e a prática de ensino de geografia: uma análise necessária a partir da inserção no contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID450_28082017234103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO GUEDES " "autor_nome_curto" => "SOCORRO GUEDES " "autor_email" => "socorroguedes4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30997 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 450 "titulo" => "A DIMENSÃO ESPACIAL DA ESCOLA E A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA A PARTIR DA INSERÇÃO NO CONTEXTO" "resumo" => "A partir de nossa vivência enquanto aluna do curso de geografia e de nossas experiência como pibidiana, fomos a cada dia instigadas a pensarmos o espaço escolar não só pelo prisma do espaço físico. Muitas de nossas ideias sobre a geografia foram formadas de maneira limitada e ao longo dos anos desconstruídas a partir daquilo que fomos aprofundando e estudando. Partido desse pressuposto é que pensamos em refletir essas questões nesse artigo. Assim, o espaço geográfico da escola é antes de tudo um ambiente destinado a acolher estudantes, professores. Enfim, todos que frequentam, o vai e vem de uma instituição que, primordialmente, visa a formação de sujeitos em busca de conhecimentos. Este é um espaço fixo, porém, de transições, as quais os sujeitos se entrecruzam nas suas relações sociais do cotidiano. Dessa forma, esta pesquisa, busca entender como funcionam esses espaços, e como acontece o ensino de Geografia nos mesmos; debater e descobrir suas funções que aqui são vistas como fontes de experiências e de aprendizagem em sua materialidade socioespacial. Assim, é a partir das reflexões aqui sinalizadas que cremos ser possível repensar o espaço geográfico da escola como um modelo social de transições e transformações, como reflexo dos sujeitos e de suas vivências no cotidiano. Dessa forma pensamos o nosso artigo: A dimensão espacial da escola e a prática de ensino de geografia: uma análise necessária a partir da inserção no contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ESPAÇO ESCOLAR, PRÁTICA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID450_28082017234103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO GUEDES " "autor_nome_curto" => "SOCORRO GUEDES " "autor_email" => "socorroguedes4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }