INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UEPB - NEDESP
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31247 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UEPB - NEDESP" "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre as pessoas com deficiência e sua inclusão no ambiente educacional do ensino superior, a partir deste debate, buscamos refletir sobre a história e o campo de atuação do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no sentido de proporcionar as condições necessárias para a permanência dos alunos com deficiência na instituição e na sociedade na qual se inserem. nosso objetivo é, através da investigação do seu Núcleo de Educação Especial – NEDESP, entender a realidade encontrada pelas pessoas com deficiência ao adentrarem no ensino superior e como a implantação de atendimentos educacionais especializados são essenciais para que estes alunos possam desenvolver a sua formação acadêmica da melhor forma possível.Para tal propósito abordamos o contexto educacional enfrentado pelos alunos com deficiência, a forma como iniciativas públicas, como as propostas pelo núcleo e as legislações que se reportam a esta discussão buscaram garantir os direitos destas pessoas. Como referencial teórico este estudo parte das proposições SODRÉ (2005), SANTOS e ARAÚJO (2007) GENTILE (2009) e SILVA (1986), Para subsidiar nossa analise utilizamos como metodologia a perspectiva da história oral, através da técnica da entrevista semiestruturada, como fontes, uma entrevista semiestruturada realizada com um docente da UEPB fundador do núcleo. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que utilizamos como fontes, documentos e legislações que se reportaram ao tema. Entendemos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado ruma a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior e como a atuação do NEDESP serve como exemplo na busca pela efetivação de um ensino cada vez menos excludente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1046_21082017190525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO GUIMARÃES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO RIBEIRO" "autor_email" => "leohistoriacg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31247 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 1046 "titulo" => "INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UEPB - NEDESP" "resumo" => "O presente artigo trata de um estudo sobre as pessoas com deficiência e sua inclusão no ambiente educacional do ensino superior, a partir deste debate, buscamos refletir sobre a história e o campo de atuação do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no sentido de proporcionar as condições necessárias para a permanência dos alunos com deficiência na instituição e na sociedade na qual se inserem. nosso objetivo é, através da investigação do seu Núcleo de Educação Especial – NEDESP, entender a realidade encontrada pelas pessoas com deficiência ao adentrarem no ensino superior e como a implantação de atendimentos educacionais especializados são essenciais para que estes alunos possam desenvolver a sua formação acadêmica da melhor forma possível.Para tal propósito abordamos o contexto educacional enfrentado pelos alunos com deficiência, a forma como iniciativas públicas, como as propostas pelo núcleo e as legislações que se reportam a esta discussão buscaram garantir os direitos destas pessoas. Como referencial teórico este estudo parte das proposições SODRÉ (2005), SANTOS e ARAÚJO (2007) GENTILE (2009) e SILVA (1986), Para subsidiar nossa analise utilizamos como metodologia a perspectiva da história oral, através da técnica da entrevista semiestruturada, como fontes, uma entrevista semiestruturada realizada com um docente da UEPB fundador do núcleo. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que utilizamos como fontes, documentos e legislações que se reportaram ao tema. Entendemos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado ruma a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior e como a atuação do NEDESP serve como exemplo na busca pela efetivação de um ensino cada vez menos excludente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1046_21082017190525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO GUIMARÃES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO RIBEIRO" "autor_email" => "leohistoriacg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }