CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO DETERMINANTES NA IMPLANTAÇÃO DA FITOTERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA NA ATENÇÃO BÁSICA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31124 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO DETERMINANTES NA IMPLANTAÇÃO DA FITOTERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA NA ATENÇÃO BÁSICA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: Desde os primórdios da humanidade, a terapêutica humana se baseia no uso de plantas medicinais, expandindo suas técnicas até os dias atuais, onde muitos fármacos contêm, em sua composição, extratos vegetais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relacionar o conhecimento dos profissionais da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e o seu fator contributivo na implantação da Fitoterapia nesta. METODOLOGIA: Foi realizada busca ativa utilizando como base de pesquisa a Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores utilizados foram “fitoterapia” e “SUS”, como sigla do Sistema Único de Saúde, considerado um descritor pelo DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), sendo obtidos nove resultados e selecionados, então, três artigos destes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A falta do conhecimento acerca da Fitoterapia, principalmente de sua conceituação, é apontada como uma possível lacuna deixada na graduação, na pós-graduação e também em capacitações, como forma de incentivo da implantação da Fitoterapia, uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecida pelas Políticas Nacionais e por vários conselhos profissionais, como o de Enfermagem. Outro ponto conclusivo foi acerca da menor porcentagem de distribuição da planta viva, in natura, quando comparada a outras formas de apresentação, como extratos vegetais e planta seca. Confere-se a esse fenômeno a dissociação comum entre a horta e o plantio das plantas medicinais e a unidade de saúde, realidade que pode ser alterada com a implantação das Farmácias Vivas já aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nas próprias Unidades Básicas de Saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD02 - Educação Popular e Saúde: reflexões sobre as potencialidades e desafios nas práticas Educativas" "palavra_chave" => "FITOTERAPIA, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA2_ID969_21082017235218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME LIMA" "autor_email" => "guilhermelimacosta@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31124 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 463 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO DETERMINANTES NA IMPLANTAÇÃO DA FITOTERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA NA ATENÇÃO BÁSICA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: Desde os primórdios da humanidade, a terapêutica humana se baseia no uso de plantas medicinais, expandindo suas técnicas até os dias atuais, onde muitos fármacos contêm, em sua composição, extratos vegetais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relacionar o conhecimento dos profissionais da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e o seu fator contributivo na implantação da Fitoterapia nesta. METODOLOGIA: Foi realizada busca ativa utilizando como base de pesquisa a Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores utilizados foram “fitoterapia” e “SUS”, como sigla do Sistema Único de Saúde, considerado um descritor pelo DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), sendo obtidos nove resultados e selecionados, então, três artigos destes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A falta do conhecimento acerca da Fitoterapia, principalmente de sua conceituação, é apontada como uma possível lacuna deixada na graduação, na pós-graduação e também em capacitações, como forma de incentivo da implantação da Fitoterapia, uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) reconhecida pelas Políticas Nacionais e por vários conselhos profissionais, como o de Enfermagem. Outro ponto conclusivo foi acerca da menor porcentagem de distribuição da planta viva, in natura, quando comparada a outras formas de apresentação, como extratos vegetais e planta seca. Confere-se a esse fenômeno a dissociação comum entre a horta e o plantio das plantas medicinais e a unidade de saúde, realidade que pode ser alterada com a implantação das Farmácias Vivas já aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nas próprias Unidades Básicas de Saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD02 - Educação Popular e Saúde: reflexões sobre as potencialidades e desafios nas práticas Educativas" "palavra_chave" => "FITOTERAPIA, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA2_ID969_21082017235218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME LIMA" "autor_email" => "guilhermelimacosta@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }