O CANTO CORAL NO BRASIL: TRAÇADOS SOBRE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31288 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "O CANTO CORAL NO BRASIL: TRAÇADOS SOBRE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL" "resumo" => "A formação de corais escolares constitui metodologia bastante interessante, seja como atividade curricular ou extracurricular. Além de propiciar o ensino dos conteúdos próprios da teoria musical, solfejo, harmonia e leitura de partitura, a prática do canto coral também pode auxiliar na formação integral do ser humano, contribuindo para o desenvolvimento da sociabilidade e da sensibilidade artística e estética. Em face dessa relevância, o presente trabalho traça o percurso da criação de corais nas escolas do Brasil. O objetivo é desvelar de que forma esse recurso didático foi implantado e quais os obstáculos e progressos ocorridos ao longo dos anos, a fim de discutir a viabilidade dessa prática como meio de propiciar o ensino de música na educação básica. Em decorrência do viés historiográfico, a pesquisa utiliza como recurso metodológico o levantamento de informações em fontes bibliográficas diversas, que abordam a formação de coros em território nacional, desde o período colonial até a contemporaneidade. A partir dos dados obtidos, questiona-se quais dificuldades levaram ao fracasso e quais medidas garantiram o retorno e a efetivação dessa prática pedagógica. Ao final das análises, constata-se que a utilização do canto coral com fins educativos, passou por avanços e recuos ao longo do tempo, mas sempre se manteve como método de ensino significativo, ainda que como recurso interdisciplinar. Nesse sentido, a partir da aprovação da lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que institui a obrigatoriedade do ensino da música na escola, o desenvolvimento de corais se mostra como atividade de suma importância para a viabilização da música no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CORAL ESCOLAR, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID370_27072017202337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY SIMÃO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "WESLEY SIMÃO " "autor_email" => "drumswesley@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31288 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "O CANTO CORAL NO BRASIL: TRAÇADOS SOBRE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO MUSICAL" "resumo" => "A formação de corais escolares constitui metodologia bastante interessante, seja como atividade curricular ou extracurricular. Além de propiciar o ensino dos conteúdos próprios da teoria musical, solfejo, harmonia e leitura de partitura, a prática do canto coral também pode auxiliar na formação integral do ser humano, contribuindo para o desenvolvimento da sociabilidade e da sensibilidade artística e estética. Em face dessa relevância, o presente trabalho traça o percurso da criação de corais nas escolas do Brasil. O objetivo é desvelar de que forma esse recurso didático foi implantado e quais os obstáculos e progressos ocorridos ao longo dos anos, a fim de discutir a viabilidade dessa prática como meio de propiciar o ensino de música na educação básica. Em decorrência do viés historiográfico, a pesquisa utiliza como recurso metodológico o levantamento de informações em fontes bibliográficas diversas, que abordam a formação de coros em território nacional, desde o período colonial até a contemporaneidade. A partir dos dados obtidos, questiona-se quais dificuldades levaram ao fracasso e quais medidas garantiram o retorno e a efetivação dessa prática pedagógica. Ao final das análises, constata-se que a utilização do canto coral com fins educativos, passou por avanços e recuos ao longo do tempo, mas sempre se manteve como método de ensino significativo, ainda que como recurso interdisciplinar. Nesse sentido, a partir da aprovação da lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que institui a obrigatoriedade do ensino da música na escola, o desenvolvimento de corais se mostra como atividade de suma importância para a viabilização da música no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "CORAL ESCOLAR, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID370_27072017202337.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLEY SIMÃO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "WESLEY SIMÃO " "autor_email" => "drumswesley@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }