Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, LIMITES E SUPERAÇÕES.

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPERIENCIAS VIVIDAS, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Pôster (PO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31212
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 63
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, LIMITES E SUPERAÇÕES."
    "resumo" => "O estágio como campo de conhecimento e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis à construção de identidade dos saberes e das práticas especificas ao exercício profissional. O estudo teve o objetivo de relatar as atividades realizadas no Estágio Supervisionado III no Ensino Fundamental I, ressaltando as experiências vivenciadas, seus limites e superações. Foi realizado entre abril e maio de 2017 numa Escola Municipal do município de Fagundes-PB.  Observou-se que os profissionais mantinham um relacionamento muito bom com a comunidade na qual a escola esta inserida. A docente transformava sua sala de aula em um espaço pedagógico para favorecer a aprendizagem, apesar das limitações físicas e didáticas próprias da instituição. A turma era heterogênea, tanto no conhecimento, como no comportamento. Os alunos não estavam habituados a ouvir, apesar de serem realizadas leituras diariamente. O estágio foi realizado priorizando-se as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. Foi abordado também o tema Higiene Corporal e Saúde,  escolhido pelos alunos, por meio de atividades como produção de textos, cruzadinhas, caça palavras, textos informativos, leitura compartilhada e discussões sobre o tema. O estágio foi profícuo no aperfeiçoamento da aprendizagem, pois em conjunto com os alunos houve a oportunidade de troca de experiências e de saberes. Os alunos estavam interessados em aprender e buscaram se aprofundar em cada tema trabalhado. Os percalços foram enfrentados buscando-se sempre melhorar a didática e o trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPERIENCIAS VIVIDAS, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA6_ID63_14082017230323.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL ALEXANDRE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL ALEXANDRE"
    "autor_email" => "rafaelalexandre24@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31212
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 63
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, LIMITES E SUPERAÇÕES."
    "resumo" => "O estágio como campo de conhecimento e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis à construção de identidade dos saberes e das práticas especificas ao exercício profissional. O estudo teve o objetivo de relatar as atividades realizadas no Estágio Supervisionado III no Ensino Fundamental I, ressaltando as experiências vivenciadas, seus limites e superações. Foi realizado entre abril e maio de 2017 numa Escola Municipal do município de Fagundes-PB.  Observou-se que os profissionais mantinham um relacionamento muito bom com a comunidade na qual a escola esta inserida. A docente transformava sua sala de aula em um espaço pedagógico para favorecer a aprendizagem, apesar das limitações físicas e didáticas próprias da instituição. A turma era heterogênea, tanto no conhecimento, como no comportamento. Os alunos não estavam habituados a ouvir, apesar de serem realizadas leituras diariamente. O estágio foi realizado priorizando-se as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. Foi abordado também o tema Higiene Corporal e Saúde,  escolhido pelos alunos, por meio de atividades como produção de textos, cruzadinhas, caça palavras, textos informativos, leitura compartilhada e discussões sobre o tema. O estágio foi profícuo no aperfeiçoamento da aprendizagem, pois em conjunto com os alunos houve a oportunidade de troca de experiências e de saberes. Os alunos estavam interessados em aprender e buscaram se aprofundar em cada tema trabalhado. Os percalços foram enfrentados buscando-se sempre melhorar a didática e o trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESPERIENCIAS VIVIDAS, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA6_ID63_14082017230323.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL ALEXANDRE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL ALEXANDRE"
    "autor_email" => "rafaelalexandre24@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O estágio como campo de conhecimento e eixo curricular central nos cursos de formação de professores possibilita que sejam trabalhados aspectos indispensáveis à construção de identidade dos saberes e das práticas especificas ao exercício profissional. O estudo teve o objetivo de relatar as atividades realizadas no Estágio Supervisionado III no Ensino Fundamental I, ressaltando as experiências vivenciadas, seus limites e superações. Foi realizado entre abril e maio de 2017 numa Escola Municipal do município de Fagundes-PB. Observou-se que os profissionais mantinham um relacionamento muito bom com a comunidade na qual a escola esta inserida. A docente transformava sua sala de aula em um espaço pedagógico para favorecer a aprendizagem, apesar das limitações físicas e didáticas próprias da instituição. A turma era heterogênea, tanto no conhecimento, como no comportamento. Os alunos não estavam habituados a ouvir, apesar de serem realizadas leituras diariamente. O estágio foi realizado priorizando-se as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. Foi abordado também o tema Higiene Corporal e Saúde, escolhido pelos alunos, por meio de atividades como produção de textos, cruzadinhas, caça palavras, textos informativos, leitura compartilhada e discussões sobre o tema. O estágio foi profícuo no aperfeiçoamento da aprendizagem, pois em conjunto com os alunos houve a oportunidade de troca de experiências e de saberes. Os alunos estavam interessados em aprender e buscaram se aprofundar em cada tema trabalhado. Os percalços foram enfrentados buscando-se sempre melhorar a didática e o trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.