SILVA, Amannda Dativa De Melo. . Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31451>. Acesso em: 21/11/2024 19:20
: Esta comunicação propõe novos lugares da produção de saberes históricos no ensino de História na contemporaneidade, a partir de um conjunto de novas linguagens conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das metodologias midiáticas produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência– PIBID-HISTÓRIA-URCA-CE (2011-2015), ressaltando como esses produtos operam e atuam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Assim, procura-se propor a discussão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história ensinada, no viés formal das salas de aula com novas propostas educacionais, como a produção de filmes e fotografias em que propõe produzir o conhecimento histórico escolar além daquele produzido em âmbito acadêmico. Para, refletir tais questões utilizaremos a contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática e homem ordinário”, Mauad (2009) e Ulpiano Meneses (2003) subsidiando teoricamente o viés da utilização da imagem e cinema enquanto fontes históricas, dentre outros, os quais têm se mostrado valiosos suportes teórico/metodológicos.