Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

ROSA É COR DE MENINA E AZUL COR DE MENINO? RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO SEXUAL Relato de Experiência (RE) ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Esse artigo versa sobre a discussão acerca das relações de gênero na educação infantil, com foco no tratamento que é dispensado as meninas e aos meninos pelos educadores no que se refere as manifestações no contexto escolar. Nossas observações parte do contexto de uma turma do Maternal II, onde é comum observar situações em que preconceitos de gênero e/ou sexistas são reproduzidas por diferentes sujeitos, entre os quais, encontram-se crianças de 3 a 4 anos. Tais preconceitos precisam ser combatidos, sobretudo nos espaços escolares; lugar em que é comum deparar-se com uma distinção demarcada entre meninos e meninas, que ocorrem na maior parte das vezes, por meio das brincadeiras. Momentos em que os meninos são mais violentos, enquanto das meninas, espera-se amabilidade e delicadeza, nos fardamentos, materiais escolares, separação de cores (ex.: azul e rosa), higiene, atividades físicas, divisões de brinquedos, linguagem, comportamentos diferenciados, entre outros. Tais condicionamentos tendem a ser incorporados pelas crianças desde cedo, e isso acaba reproduzindo regras sobre o que “é de menino” e o que “é de menina”. À vista disso, o caminho metodológico escolhido foi uma cuidadosa revisão bibliográfica acerca dos estudos de gênero e sexualidade, com base em autores como: Beauvoir (2009), Carvalho (2004), Furlani (2008), Louro (1997) e Nunes (2005), considerou-se também neste estudo, práticas educativas no tocante a Educação sexual na escola, especificamente, na educação de crianças pequenas. Utilizou-se ainda de observações sistemáticas entre as crianças no tocante às questões de gênero, na turma do Maternal II de um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa/PB. Como resultado das observações e a interlocução com as leituras, evidenciou-se a cotidiana manifestação da sexualidade das crianças, sobretudo, sabendo que, é no espaço da Educação Infantil que as crianças iniciam as suas primeiras relações sociais e interações com outras crianças, assim, é fundamental que as(os) docentes que irão atuar nessa etapa estejam preparadas(os) para lidar com questões da sexualidade presentes nesse espaço, no sentido de que atitudes sexistas, preconceituosas e discriminatórias não sejam naturalizadas. Por fim, entende-se que é direito da criança a oferta da Educação Sexual.

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