Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

ORIENTAÇÃO SEXUAL: O QUE A ESCOLA TEM DITO?

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO SEXUAL Comunicação Oral (CO) ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30695
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 777
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO SEXUAL: O QUE A ESCOLA TEM DITO?"
    "resumo" => "Em função da imbricação existente entre a distribuição da representatividade dos saberes relacionados à sexualidade e o flagrante quadro de inclusão/exclusão que se constitui a partir das identidades de gênero e sexuais presentes nas escolas brasileiras, elegi o tema orientação sexual (apresentado como transversal) como foco das reflexões que neste artigo revisito. Na tentativa de compreender a dinâmica de inclusão/exclusão relacionada aos processos de identificação de gênero e sexuais em duas escolas brasileiras, cada uma em um momento distinto, apoio-me na perspectiva da omnilética, que considera a imbricação entre três dimensões propostas para a compreensão da vida humana: culturas, políticas e práticas. Para capturar essas três dimensões, recorri aos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica que articula Identidade, Inclusão/Exclusão e Sexualidade; investigação descritiva do documento introdutório do tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais, observação duas turmas do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro (uma em 2005, outra em 2017) e entrevista semiestruturada sobre o tema com a Direção, a Coordenação e uma professora da turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO SEXUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID777_19062017191659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ BARBOSA"
    "autor_email" => "andrelsbarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30695
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 777
    "titulo" => "ORIENTAÇÃO SEXUAL: O QUE A ESCOLA TEM DITO?"
    "resumo" => "Em função da imbricação existente entre a distribuição da representatividade dos saberes relacionados à sexualidade e o flagrante quadro de inclusão/exclusão que se constitui a partir das identidades de gênero e sexuais presentes nas escolas brasileiras, elegi o tema orientação sexual (apresentado como transversal) como foco das reflexões que neste artigo revisito. Na tentativa de compreender a dinâmica de inclusão/exclusão relacionada aos processos de identificação de gênero e sexuais em duas escolas brasileiras, cada uma em um momento distinto, apoio-me na perspectiva da omnilética, que considera a imbricação entre três dimensões propostas para a compreensão da vida humana: culturas, políticas e práticas. Para capturar essas três dimensões, recorri aos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica que articula Identidade, Inclusão/Exclusão e Sexualidade; investigação descritiva do documento introdutório do tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais, observação duas turmas do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro (uma em 2005, outra em 2017) e entrevista semiestruturada sobre o tema com a Direção, a Coordenação e uma professora da turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO SEXUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA35_ID777_19062017191659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ BARBOSA"
    "autor_email" => "andrelsbarbosa@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Em função da imbricação existente entre a distribuição da representatividade dos saberes relacionados à sexualidade e o flagrante quadro de inclusão/exclusão que se constitui a partir das identidades de gênero e sexuais presentes nas escolas brasileiras, elegi o tema orientação sexual (apresentado como transversal) como foco das reflexões que neste artigo revisito. Na tentativa de compreender a dinâmica de inclusão/exclusão relacionada aos processos de identificação de gênero e sexuais em duas escolas brasileiras, cada uma em um momento distinto, apoio-me na perspectiva da omnilética, que considera a imbricação entre três dimensões propostas para a compreensão da vida humana: culturas, políticas e práticas. Para capturar essas três dimensões, recorri aos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica que articula Identidade, Inclusão/Exclusão e Sexualidade; investigação descritiva do documento introdutório do tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais, observação duas turmas do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro (uma em 2005, outra em 2017) e entrevista semiestruturada sobre o tema com a Direção, a Coordenação e uma professora da turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.