BARBOSA, André Luiz Dos Santos. Orientação sexual: o que a escola tem dito?. Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30695>. Acesso em: 07/11/2024 15:17
Em função da imbricação existente entre a distribuição da representatividade dos saberes relacionados à sexualidade e o flagrante quadro de inclusão/exclusão que se constitui a partir das identidades de gênero e sexuais presentes nas escolas brasileiras, elegi o tema orientação sexual (apresentado como transversal) como foco das reflexões que neste artigo revisito. Na tentativa de compreender a dinâmica de inclusão/exclusão relacionada aos processos de identificação de gênero e sexuais em duas escolas brasileiras, cada uma em um momento distinto, apoio-me na perspectiva da omnilética, que considera a imbricação entre três dimensões propostas para a compreensão da vida humana: culturas, políticas e práticas. Para capturar essas três dimensões, recorri aos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica que articula Identidade, Inclusão/Exclusão e Sexualidade; investigação descritiva do documento introdutório do tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais, observação duas turmas do Ensino Fundamental de duas escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro (uma em 2005, outra em 2017) e entrevista semiestruturada sobre o tema com a Direção, a Coordenação e uma professora da turma.