Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

INFLUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ALUNAS NEGRAS

Palavra-chaves: ALUNAS NEGRAS, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30611
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "INFLUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ALUNAS NEGRAS"
    "resumo" => "Este estudo tomou como fio condutor a percepção de alunas negras de uma universidade pública baiana acerca das influências que as práticas pedagógicas incidem sobre os seus processos de escolarização. Um aspecto significativo e que justifica a realização desta pesquisa é o fato de que a presença da mulher negra no Ensino Superior tem aumentado nos últimos anos. Neste contexto, propõe-se o seguinte questionamento: Como as práticas pedagógicas influenciam o processo de escolarização das mulheres negras no Ensino Superior? Fez-se uso, como procedimento metodológico, da entrevista semiestruturada e da revisão bibliográfica como subsídios para produção de dados e fundamentação da temática. Conclui-se que, se por um lado, algumas práticas permitem às alunas se perceberem, criticamente, dentro da sociedade, por outro, as práticas pedagógicas de determinados docentes apenas reproduzem uma cultura orientada por uma sequencia lógica de regras. Porém, é possível observar também que as estudantes aspiram espelhar-se, quando iniciarem suas atividades profissionais, nas práticas de professores que, para elas, marcaram positivamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "ALUNAS NEGRAS, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA14_ID596_03062017142929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO LOPES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO"
    "autor_email" => "jpuesb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30611
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "INFLUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ALUNAS NEGRAS"
    "resumo" => "Este estudo tomou como fio condutor a percepção de alunas negras de uma universidade pública baiana acerca das influências que as práticas pedagógicas incidem sobre os seus processos de escolarização. Um aspecto significativo e que justifica a realização desta pesquisa é o fato de que a presença da mulher negra no Ensino Superior tem aumentado nos últimos anos. Neste contexto, propõe-se o seguinte questionamento: Como as práticas pedagógicas influenciam o processo de escolarização das mulheres negras no Ensino Superior? Fez-se uso, como procedimento metodológico, da entrevista semiestruturada e da revisão bibliográfica como subsídios para produção de dados e fundamentação da temática. Conclui-se que, se por um lado, algumas práticas permitem às alunas se perceberem, criticamente, dentro da sociedade, por outro, as práticas pedagógicas de determinados docentes apenas reproduzem uma cultura orientada por uma sequencia lógica de regras. Porém, é possível observar também que as estudantes aspiram espelhar-se, quando iniciarem suas atividades profissionais, nas práticas de professores que, para elas, marcaram positivamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET14: EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADES E MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA"
    "palavra_chave" => "ALUNAS NEGRAS, ENSINO SUPERIOR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA14_ID596_03062017142929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO LOPES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO"
    "autor_email" => "jpuesb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Este estudo tomou como fio condutor a percepção de alunas negras de uma universidade pública baiana acerca das influências que as práticas pedagógicas incidem sobre os seus processos de escolarização. Um aspecto significativo e que justifica a realização desta pesquisa é o fato de que a presença da mulher negra no Ensino Superior tem aumentado nos últimos anos. Neste contexto, propõe-se o seguinte questionamento: Como as práticas pedagógicas influenciam o processo de escolarização das mulheres negras no Ensino Superior? Fez-se uso, como procedimento metodológico, da entrevista semiestruturada e da revisão bibliográfica como subsídios para produção de dados e fundamentação da temática. Conclui-se que, se por um lado, algumas práticas permitem às alunas se perceberem, criticamente, dentro da sociedade, por outro, as práticas pedagógicas de determinados docentes apenas reproduzem uma cultura orientada por uma sequencia lógica de regras. Porém, é possível observar também que as estudantes aspiram espelhar-se, quando iniciarem suas atividades profissionais, nas práticas de professores que, para elas, marcaram positivamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.