Este estudo tomou como fio condutor a percepção de alunas negras de uma universidade pública baiana acerca das influências que as práticas pedagógicas incidem sobre os seus processos de escolarização. Um aspecto significativo e que justifica a realização desta pesquisa é o fato de que a presença da mulher negra no Ensino Superior tem aumentado nos últimos anos. Neste contexto, propõe-se o seguinte questionamento: Como as práticas pedagógicas influenciam o processo de escolarização das mulheres negras no Ensino Superior? Fez-se uso, como procedimento metodológico, da entrevista semiestruturada e da revisão bibliográfica como subsídios para produção de dados e fundamentação da temática. Conclui-se que, se por um lado, algumas práticas permitem às alunas se perceberem, criticamente, dentro da sociedade, por outro, as práticas pedagógicas de determinados docentes apenas reproduzem uma cultura orientada por uma sequencia lógica de regras. Porém, é possível observar também que as estudantes aspiram espelhar-se, quando iniciarem suas atividades profissionais, nas práticas de professores que, para elas, marcaram positivamente.