O objetivo do presente estudo, fruto da pesquisa-ação realizada em 2017 pelos estudantes vinculados ao projeto de pesquisa e extensão “Estratégias de Governança em Rede de Políticas Públicas: Coproduzindo Tecnologias Sociais para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher, o Rascismo e a LGBTfobia", é apresentar uma análise crítica, com foco no intervencionismo, tendo como base a possibilidade de ampliação das estratégias de ocupação dos territórios criativos, a partir da arte transformista, e analisar como essas ocupações têm se estabelecido em Salvador ao longo do tempo. Para tanto, a aproximação dos conceitos de economia criativa, desenvolvimento territorial e políticas públicas foi necessária de modo a contribuir para análise da cena LGBT soteropolitana, no tocante às estratégias encontradas pelas transformistas Drag Queens de Salvador acerca das suas expressões artístico-culturais enquanto atividade econômica. A segunda reflexão propõe um olhar sobre como a capacidade criativa e as políticas culturais têm sido utilizadas para o auxílio à permanência da ocupação desses artistas nos principais eixos de atividades artísticas noturnas. Além disso, o movimento criativo gerado por esses artistas ficará evidenciado ao decorrer deste artigo, ao notarmos que ele gera uma economia e ocupação de território no centro da cidade de Salvador de terça a domingo, que se reflete nas mesas ocupadas nas casas de shows, postos de trabalho gerados e mantidos, grandes filas na entrada das baladas e pistas cheias, além do espaço gerado nestes ambientes para o público LGBTQ.