SILVA, Jaquecilene Alves Da. Literatura no ensino de línguas: uma adaptação da cinderela. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30328>. Acesso em: 22/11/2024 08:30
O presente artigo visa aproximar o falante de língua nativa (português) para uma língua estrangeira (inglês), através do conto da Cinderela que por sua vez é bastante conhecido, tornando-o familiar para o aluno. A atividade foi realizada pelos alunos do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) na Escola Estadual Antônio Benvindo com os alunos do 7º ano. Os alunos sentem dificuldade com a leitura em língua inglesa, no entanto é um conteúdo pouco trabalhado em sala de aula. Para desenvolver esta atividade foi utilizado imagens do conto, onde os alunos elaboraram frases curtas relacionando o que cada imagem queria passar com o conhecimento deles sobre a história, em seguida traduziram estas frases com o auxílio de um dicionário e posteriormente fizeram a leitura, que por participarem diretamente da adaptação tiveram uma maior compreensão da tradução e leitura. Desta forma o professor é facilitador da aprendizagem servindo apenas como um guia numa abordagem interativa e colaborativa.