Artigo Anais II CONIDIH / Edição 2017

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8756

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DIREITO A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA COMUNIDADE CRUZ DA MENINA – DONA INÊS/PB

Palavra-chaves: DIREITOS FUNDAMENTAIS, COMUNIDADE QUILOMBOLA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT07: Política Educacional e Diversidade Social e Cultural: Desafios das Políticas Públicas em Educação e Efetivação dos Direitos Humanos Publicado em 24 de maio de 2017

Resumo

As Comunidades Quilombolas têm se encaixado cada vez mais nas Políticas Públicas voltadas ao desenvolvimento educacional. Porém, é sabido dizer que muitas vezes, o Direito que essas Comunidades possuem a uma educação de qualidade não é atendido por parte do Estado, havendo apenas uma maquiagem de tais Direitos. A Educação do Campo é de suma importância para o desenvolvimento das Comunidades Quilombolas, pois é a partir de uma educação de qualidade que os cidadãos que estão inseridos neste ambiente, outrora sonegados nos Planos de Educação, poderão adquirir uma maior visibilidade, tanto dentro das Comunidades, como nas comunidades externas. É também por meio das Políticas Educacionais, que os cidadãos inseridos nas Comunidades Quilombolas, terão seus aspectos tradicionais valorizados e transpassados de uma geração para outra. No Município de Dona Inês, no estado da Paraíba, Durante a construção do Plano Municipal de Educação, foram estabelecidas algumas metas e estratégias que visam à ascensão dos moradores da Comunidade Quilombola Cruz da Menina, por meio de medidas inclusivas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

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