UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DAS ABORDAGENS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE DURANTE O TREINAMENTO FÍSICO DE JOVENS TENISTAS
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O intuito do jogo foi o de estimular a criação de espaços na quadra com o saque (problema tático), ou seja, realizar um saque que dificultasse a recepção do adversário. Nesse sentido o jogo ocorreu da seguinte forma: um atleta sacava (uma chance) enquanto o adversário tentava receber a bola com a mão em uma quadra de dimensões oficiais; após pegar a bola, o recebedor deveria correr em direção à uma área delimitada (no canto oposto ao da recepção, na mesma direção da linha de fundo do recebedor) antes que o sacador chegasse; o sacador, por sua vez, deveria sacar e correr até esta área; quem chegasse primeiro marcava o ponto. Assim, nessa situação, o sacador é estimulado a realizar um saque angulado, com a intenção de criar espaços na quadra adversária e correr em alta velocidade até a área delimitada para chegar antes que seu adversário. 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Com esse jogo pudemos observar que os atletas ainda possuem pouca intencionalidade tática (tática individual) de seus golpes, ou seja, não sabem o que fazer em determinadas situações, apesar de conseguirem executar os mesmos por meio de movimentos “esteticamente corretos” e dentro de “padrões” tidos como mais adequados. Este jogo, portanto, mostrou-se pertinente para trabalhar intenções táticas e ainda integrar a técnica e as capacidades físicas exigidas pelo jogo de tênis." 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