TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO: O ESTADO DA ARTE
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30140 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO: O ESTADO DA ARTE" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano, no trabalho, na saúde, no lazer, e especificamente, no âmbito educacional, existem diversas discussões, com argumentos prós e contras sobre sua inserção. Diante deste panorama realizou-se um estado da arte para identificar: quais são os estudos e as práticas pedagógicas significativas realizadas com os recursos tecnológicos; que tipo de uso é feito deles; em qual nível educacional são mais utilizados; e se há ou não mudanças metodológicas e curriculares para seu uso. Assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar e discutir as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referente ao uso das TIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015) analisando-as à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e traçar o estado da arte. Para tal, foram selecionados periódicos nacionais em versão online, reconhecidos e avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Educação e classificados com estrato A1 e A2. Estes também deveriam apresentar avaliação na área de Educação Física sendo classificado em qualquer estrato. Atenderam a estes critérios doze revistas, sendo quatro A1 e oito A2. Nestas foram acessadas 4987 publicações e em 415 documentos os termos tecnologia, mídia, TIC, virtual e digital se apresentaram como tema central da discussão. Estes foram agrupados, de acordo com temas de pesquisa comuns, em oito categorias temáticas, sendo uma delas apresentada e discutida neste estudo: “Tecnologia como recurso didático e avaliativo”. Verificou-se que estas publicações apresentam um número maior de pesquisas sobre os usos das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Especificamente, no campo da Educação Física, não houve grande expressividade identificando quatro estudos que utilizaram as TIC para o ensino dos conteúdos da cultura corporal e um que discutiu sobre a baixa utilização das tecnologias na disciplina. Por fim, identificou-se diferentes iniciativas e práticas para o uso das TIC no âmbito educacional com diversas finalidades, ampliando as possibilidades de uso pelos alunos e professores. Conhecer estes tipos de usos propostos por Coll, Mauri e Onrubia (2010) e identifica-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESTADO DA ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_04042017110257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA" "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30140 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 8 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO: O ESTADO DA ARTE" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano, no trabalho, na saúde, no lazer, e especificamente, no âmbito educacional, existem diversas discussões, com argumentos prós e contras sobre sua inserção. Diante deste panorama realizou-se um estado da arte para identificar: quais são os estudos e as práticas pedagógicas significativas realizadas com os recursos tecnológicos; que tipo de uso é feito deles; em qual nível educacional são mais utilizados; e se há ou não mudanças metodológicas e curriculares para seu uso. Assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar e discutir as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referente ao uso das TIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015) analisando-as à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e traçar o estado da arte. Para tal, foram selecionados periódicos nacionais em versão online, reconhecidos e avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Educação e classificados com estrato A1 e A2. Estes também deveriam apresentar avaliação na área de Educação Física sendo classificado em qualquer estrato. Atenderam a estes critérios doze revistas, sendo quatro A1 e oito A2. Nestas foram acessadas 4987 publicações e em 415 documentos os termos tecnologia, mídia, TIC, virtual e digital se apresentaram como tema central da discussão. Estes foram agrupados, de acordo com temas de pesquisa comuns, em oito categorias temáticas, sendo uma delas apresentada e discutida neste estudo: “Tecnologia como recurso didático e avaliativo”. Verificou-se que estas publicações apresentam um número maior de pesquisas sobre os usos das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Especificamente, no campo da Educação Física, não houve grande expressividade identificando quatro estudos que utilizaram as TIC para o ensino dos conteúdos da cultura corporal e um que discutiu sobre a baixa utilização das tecnologias na disciplina. Por fim, identificou-se diferentes iniciativas e práticas para o uso das TIC no âmbito educacional com diversas finalidades, ampliando as possibilidades de uso pelos alunos e professores. Conhecer estes tipos de usos propostos por Coll, Mauri e Onrubia (2010) e identifica-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESTADO DA ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_04042017110257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA" "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }