As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano, no trabalho, na saúde, no lazer, e especificamente, no âmbito educacional, existem diversas discussões, com argumentos prós e contras sobre sua inserção. Diante deste panorama realizou-se um estado da arte para identificar: quais são os estudos e as práticas pedagógicas significativas realizadas com os recursos tecnológicos; que tipo de uso é feito deles; em qual nível educacional são mais utilizados; e se há ou não mudanças metodológicas e curriculares para seu uso. Assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar e discutir as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referente ao uso das TIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015) analisando-as à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e traçar o estado da arte. Para tal, foram selecionados periódicos nacionais em versão online, reconhecidos e avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Educação e classificados com estrato A1 e A2. Estes também deveriam apresentar avaliação na área de Educação Física sendo classificado em qualquer estrato. Atenderam a estes critérios doze revistas, sendo quatro A1 e oito A2. Nestas foram acessadas 4987 publicações e em 415 documentos os termos tecnologia, mídia, TIC, virtual e digital se apresentaram como tema central da discussão. Estes foram agrupados, de acordo com temas de pesquisa comuns, em oito categorias temáticas, sendo uma delas apresentada e discutida neste estudo: “Tecnologia como recurso didático e avaliativo”. Verificou-se que estas publicações apresentam um número maior de pesquisas sobre os usos das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Especificamente, no campo da Educação Física, não houve grande expressividade identificando quatro estudos que utilizaram as TIC para o ensino dos conteúdos da cultura corporal e um que discutiu sobre a baixa utilização das tecnologias na disciplina. Por fim, identificou-se diferentes iniciativas e práticas para o uso das TIC no âmbito educacional com diversas finalidades, ampliando as possibilidades de uso pelos alunos e professores. Conhecer estes tipos de usos propostos por Coll, Mauri e Onrubia (2010) e identifica-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional.