O tema pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional e a Educação Física dentro de sua especificidade deve abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para os pais como um todo, além de permitir vivenciar diferentes praticas corporais oriundas das mais diversas manifestações culturais. Levando em consideração que a cultura indígena contém uma variedade de cultura dentro dela mesma, procura-se com esta pesquisa a implantação de lutas corporais indígenas na Escola Municipal Anita Catarina Malfatti, para alunos do ensino fundamental I, tendo em vista que a cultura indígena poderia servir de subsidio para abordar o tema pluralidade cultural previsto nos PCNs utilizando como ferramenta as lutas indígenas. Para tanto utilizamos o método de pesquisa-ação com duas turmas do Projeto Cidade na Escola do município de Diadema, com o intuito de seguir a sequência logica de espiral cíclica proposta por Lewin. Nesse sentido a pesquisa-ação se deu de forma a contemplar os aspectos culturais indígenas por meio das lutas corporais nativas. As ferramentas utilizadas para intervir nesta pesquisa foram grupos focais e diário de campo, os grupos focais foram utilizados no sentido de mediar as discussões a cerca da cultura sem intervir de forma tendenciosa e o diário de campo para anotações e organizações das observações do processo. Com as aulas e as observações constatadas o estudo realizado compreende que é possível trabalhar com a cultura indígena nas aulas de educação física escolar podendo ser uma excelente ferramenta pedagógica capaz de promover uma melhor discussão sobre a pluralidade cultural, tendo como subsidio as lutas corporais indígenas.