O Brasil vem envelhecendo de forma acelerada. O envelhecimento da população surge como um problema de saúde pública que requer um planejamento das políticas públicas e um direcionamento das equipes multiprofissionais para atender ao aumento da demanda no sistema de saúde. As tendências atuais apontam que é necessário se ter uma “visão holística” do paciente e do processo saúde-doença, proporcionada pela atuação em conjunto de diversos atores. O investimento na formação e capacitação de profissionais para compor estas equipes deve iniciar ainda durante a graduação, atendendo as especificidades de cada área. Nesse contexto o profissional de enfermagem insere-se como membro imprescindível. Neste cenário, a Universidade Federal de Pernambuco sensibilizada com o processo de envelhecimento oferece atividades extracurriculares voltadas à inserção e atenção ao público idoso, despertando no discente a vontade de atuar junto a esta clientela. No campo da Enfermagem, observa-se uma carência de profissionais habilitados para atender a esta parcela da população, levando o discente a buscar atividades que o possibilite atuar num futuro profissional. No inicio de 2013 foi proposto um projeto de extensão universitária intitulado: “Assistência cardiológica ao idoso por equipe multiprofissional em unidade gerontogeriátrica”, visando prestar assistência ao idoso com morbidade cardiovascular cadastrado no Núcleo de Atenção ao Idoso – NAI, através da ação de uma equipe multiprofissional efetuando atividades de triagem, consulta individual, oficinas temáticas de orientação, avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, objetivando a melhoria do estado atual de saúde do idoso. Dentre as alterações promovidas pelo envelhecimento, está a redução da capacidade funcional do sistema cardiovascular, do que decorre a necessidade de uma assistência sistematizada para dar melhores condições de qualidade de vida aos idosos, diferenciando mudanças normais do envelhecimento de modificações patológicas, que exigem cuidado apropriado. Cenário que proporciona uma complementação da formação acadêmica, articulando a teoria a prática, capacitando alunos e profissionais com base nos conhecimentos gerontogeriátricos, norteado por princípios éticos e humanísticos. A participação de discentes de Enfermagem tem sido de suma importância, ampliando a “visão” em relação ao paciente, ajudando a compreender como a atuação de outros profissionais pode auxiliar no diagnóstico e na assistência de Enfermagem. O trabalho em equipe com outros profissionais também favorece a troca de conhecimento, experiências e vivências no campo prático. Nota-se uma carência de profissionais capacitados, por isso é de fundamental importância que haja investimento dos centros formadores oferecendo projetos e disciplinas que aproximem o discente ao idoso.