Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NAS MODALIDADES DE LUTAS, ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DO JOGO NO ENSINO DA CAPOEIRA.

Palavra-chaves: LUTAS, CAPOEIRA, METODOLOGIA DE ENSINO, CAPOEIRA, EN, LUTAS, CAPOEIRA, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO SU, LUTAS, CAPOEIRA, METODOLOGIA DE ENSINO, ENSINO SUPERI Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30114
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 801
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NAS MODALIDADES DE LUTAS, ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DO JOGO NO ENSINO DA CAPOEIRA."
    "resumo" => "O ensino das lutas no ensino superior enfrenta diversos paradigmas, na sua aplicação teórica e prática pois ainda predomina a questão  dos especialistas ministrarem  aulas de forma tradicional por meio de repetições exaustivas (Paes,2010),de maneiras descontextualizada ou nem serem utilizadas pelo fato  de os professores considerarem necessário ser ou ter sido um praticante de alguma modalidade para desenvolver o conteúdo na escola ( Paes,2010; Nascimento e Almeida,2007), De acordo com Tardif (2012) considera que o distanciamento entre  os saberes profissionais dos professores do ensino básico e o conhecimento dos universitários do ensino superior provocam rupturas para a construção dos saberes.É importante que a formação docente seja pautada em habilidades e competências que possam trazer significado para o aprendizado do estudante e que o mesmo possa compreender a metodologia utilizada e aplicá-la no ambiente de trabalho, a compreensão deve estar no porquê fazer, para que fazer, quando fazer e não somente no como fazer.O objetivo deste estudo foi apresentar uma proposta baseada na pedagogia do jogo de acordo com (Cirino, Pereira, Scaglia,2013) com base nos três referenciais da pedagogia do esporte em consonância   ( Paes; Balbino,2009; Machado,2012). O ensino da capoeira tem sido desenvolvido nesta faculdade através da pedagogia do jogo/luta, jogo/brincadeira, jogo/dança, jogo/ginástica, jogo/esporte de acordo com (Scaglia, 2007) com a intencionalidade de auxiliar o docente no seu processo de formação, e com a expectativa de após compreender a lógica da proposta o aluno possa fazer a transferência da metodologia aplicada para qualquer outra modalidade de luta de acordo com a sua realidade. Foram trabalhados os jogos para conceituar os referenciais Histórico cultural (história da capoeira), Tático e Técnico ( Golpes e movimentos básicos), socioeducativo ( respeito ao próximo e regras de comportamento),após este trabalho os alunos tiveram que identificar as habilidade e competências presentes nas atividades.1-Os alunos construíram jogos a partir dos referenciais abordados.2-Foram realizados quiz (jogo de perguntas e respostas referentes aos conteúdos.3-Foi apresentado uma proposta para os alunos organizarem um Jogos Interclasse.4- Os alunos elaboraram os jogos e criaram o regulamento da competição e competiram.5- Após a competição os alunos tiveram que elaborar um relatório sobre as competências e habilidades trabalhadas no evento (Jogos). O ensino das lutas é um elemento muito importante no processo de ensino,vivencia e aprendizagem do docente no seu processo de formação no ensino superior, mas para que o trabalho possa ser relevante é muito importante organizar, sistematizar e aplicar uma prática pedagógica baseada em uma metodologia que o aluno/graduando possa compreender a sua utilização e principalmente a sua aplicação teórica e prática sem nenhum tipo de dicotomia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "LUTAS,CAPOEIRA,METODOLOGIA DE ENSINO, CAPOEIRA, EN, LUTAS,CAPOEIRA,METODOLOGIA DE ENSINO,ENSINO SU, LUTAS,CAPOEIRA,METODOLOGIA DE ENSINO,ENSINO SUPERI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID801_EXT_23042017222254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALEX ALVES"
    "autor_email" => "alexed.fisica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ (FIRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30114
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 801
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NAS MODALIDADES DE LUTAS, ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DO JOGO NO ENSINO DA CAPOEIRA."
    "resumo" => "O ensino das lutas no ensino superior enfrenta diversos paradigmas, na sua aplicação teórica e prática pois ainda predomina a questão  dos especialistas ministrarem  aulas de forma tradicional por meio de repetições exaustivas (Paes,2010),de maneiras descontextualizada ou nem serem utilizadas pelo fato  de os professores considerarem necessário ser ou ter sido um praticante de alguma modalidade para desenvolver o conteúdo na escola ( Paes,2010; Nascimento e Almeida,2007), De acordo com Tardif (2012) considera que o distanciamento entre  os saberes profissionais dos professores do ensino básico e o conhecimento dos universitários do ensino superior provocam rupturas para a construção dos saberes.É importante que a formação docente seja pautada em habilidades e competências que possam trazer significado para o aprendizado do estudante e que o mesmo possa compreender a metodologia utilizada e aplicá-la no ambiente de trabalho, a compreensão deve estar no porquê fazer, para que fazer, quando fazer e não somente no como fazer.O objetivo deste estudo foi apresentar uma proposta baseada na pedagogia do jogo de acordo com (Cirino, Pereira, Scaglia,2013) com base nos três referenciais da pedagogia do esporte em consonância   ( Paes; Balbino,2009; Machado,2012). O ensino da capoeira tem sido desenvolvido nesta faculdade através da pedagogia do jogo/luta, jogo/brincadeira, jogo/dança, jogo/ginástica, jogo/esporte de acordo com (Scaglia, 2007) com a intencionalidade de auxiliar o docente no seu processo de formação, e com a expectativa de após compreender a lógica da proposta o aluno possa fazer a transferência da metodologia aplicada para qualquer outra modalidade de luta de acordo com a sua realidade. Foram trabalhados os jogos para conceituar os referenciais Histórico cultural (história da capoeira), Tático e Técnico ( Golpes e movimentos básicos), socioeducativo ( respeito ao próximo e regras de comportamento),após este trabalho os alunos tiveram que identificar as habilidade e competências presentes nas atividades.1-Os alunos construíram jogos a partir dos referenciais abordados.2-Foram realizados quiz (jogo de perguntas e respostas referentes aos conteúdos.3-Foi apresentado uma proposta para os alunos organizarem um Jogos Interclasse.4- Os alunos elaboraram os jogos e criaram o regulamento da competição e competiram.5- Após a competição os alunos tiveram que elaborar um relatório sobre as competências e habilidades trabalhadas no evento (Jogos). O ensino das lutas é um elemento muito importante no processo de ensino,vivencia e aprendizagem do docente no seu processo de formação no ensino superior, mas para que o trabalho possa ser relevante é muito importante organizar, sistematizar e aplicar uma prática pedagógica baseada em uma metodologia que o aluno/graduando possa compreender a sua utilização e principalmente a sua aplicação teórica e prática sem nenhum tipo de dicotomia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "LUTAS,CAPOEIRA,METODOLOGIA DE ENSINO, CAPOEIRA, EN, LUTAS,CAPOEIRA,METODOLOGIA DE ENSINO,ENSINO SU, LUTAS,CAPOEIRA,METODOLOGIA DE ENSINO,ENSINO SUPERI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID801_EXT_23042017222254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALEX ALVES"
    "autor_email" => "alexed.fisica@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ (FIRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O ensino das lutas no ensino superior enfrenta diversos paradigmas, na sua aplicação teórica e prática pois ainda predomina a questão dos especialistas ministrarem aulas de forma tradicional por meio de repetições exaustivas (Paes,2010),de maneiras descontextualizada ou nem serem utilizadas pelo fato de os professores considerarem necessário ser ou ter sido um praticante de alguma modalidade para desenvolver o conteúdo na escola ( Paes,2010; Nascimento e Almeida,2007), De acordo com Tardif (2012) considera que o distanciamento entre os saberes profissionais dos professores do ensino básico e o conhecimento dos universitários do ensino superior provocam rupturas para a construção dos saberes.É importante que a formação docente seja pautada em habilidades e competências que possam trazer significado para o aprendizado do estudante e que o mesmo possa compreender a metodologia utilizada e aplicá-la no ambiente de trabalho, a compreensão deve estar no porquê fazer, para que fazer, quando fazer e não somente no como fazer.O objetivo deste estudo foi apresentar uma proposta baseada na pedagogia do jogo de acordo com (Cirino, Pereira, Scaglia,2013) com base nos três referenciais da pedagogia do esporte em consonância ( Paes; Balbino,2009; Machado,2012). O ensino da capoeira tem sido desenvolvido nesta faculdade através da pedagogia do jogo/luta, jogo/brincadeira, jogo/dança, jogo/ginástica, jogo/esporte de acordo com (Scaglia, 2007) com a intencionalidade de auxiliar o docente no seu processo de formação, e com a expectativa de após compreender a lógica da proposta o aluno possa fazer a transferência da metodologia aplicada para qualquer outra modalidade de luta de acordo com a sua realidade. Foram trabalhados os jogos para conceituar os referenciais Histórico cultural (história da capoeira), Tático e Técnico ( Golpes e movimentos básicos), socioeducativo ( respeito ao próximo e regras de comportamento),após este trabalho os alunos tiveram que identificar as habilidade e competências presentes nas atividades.1-Os alunos construíram jogos a partir dos referenciais abordados.2-Foram realizados quiz (jogo de perguntas e respostas referentes aos conteúdos.3-Foi apresentado uma proposta para os alunos organizarem um Jogos Interclasse.4- Os alunos elaboraram os jogos e criaram o regulamento da competição e competiram.5- Após a competição os alunos tiveram que elaborar um relatório sobre as competências e habilidades trabalhadas no evento (Jogos). O ensino das lutas é um elemento muito importante no processo de ensino,vivencia e aprendizagem do docente no seu processo de formação no ensino superior, mas para que o trabalho possa ser relevante é muito importante organizar, sistematizar e aplicar uma prática pedagógica baseada em uma metodologia que o aluno/graduando possa compreender a sua utilização e principalmente a sua aplicação teórica e prática sem nenhum tipo de dicotomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.