A crescente participação feminina no esporte, um dos elementos curriculares da Educação Física escolar, apresenta temáticas de grande relevância. Uma delas é que as desportistas, além das condições e das implicações sociais da educação, e ainda do ponto de vista do papel do homem nesse contexto, sofrem com discriminações de gênero e com as sobrecargas dos treinamentos. Na Educação Física escolar, as distinções entre indivíduos de ambos os sexos transpassam os campos físicos ou sexuais, pois além de ocorrer a percepção de diferenças vinculadas aos conceitos de gênero, observa-se também pressupostos acerca do significado de masculino e feminino. Diante disso, há a percepção de situações nas quais os discentes cumprem determinados papéis de acordo com os modelos preestabelecidos em seu cotidiano a partir das orientações de familiares para que se mantenham padrões tradicionais, o que leva as crianças a iniciarem uma vida social com restrições que são reproduzidas no espaço escolar. Assim, se estabelece na sociedade um determinado conceito de corpo, agregado a específicas regras que supostamente indicam um comportamento normal, no qual às meninas é imposto um comportamento repleto de cuidados, o que ocasiona a carência de algumas habilidades motoras. O objetivo do presente estudo foi compreender as particularidades que envolvem a participação feminina nas aulas de Educação Física em ambiente escolar e, para isso, a metodologia empregada se baseou em uma revisão bibliográfica, de cunho descritivo, onde foram consultadas publicações que abordam a temática pesquisada. Percebeu-se que no espaço escolar nem sempre as alunas adquirem o direito à participação em atividades esportivas, seja por preconceito, falta de oportunidades ou ações por parte do professor no sentido de oportunizar a todos o direito a essa prática. O estudo se justifica, além da sua importância como produção de conhecimentos voltados para a área da Educação Física Escolar, pela relevância acerca da sua contribuição ao desenvolvimento integral dos discentes, e não apenas ao processo de ensino e aprendizagem de determinados conteúdos, mesmo reconhecendo estes como elementos inerentes da disciplina.