O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) está voltado aos graduandos dos cursos de Licenciatura visando oferecer condições de análise, prática, apropriação e contato com o âmbito escolar, colaborando com a formação docente para que em práticas profissionais futuras tenhamos professores mais competentes e comprometidos no exercício do magistério. Para a realização do programa é imprescindível o papel desenvolvido pelo professor supervisor, responsável pelo acompanhamento aos alunos e difusor de práticas profissionais a serem objetos de debate e análise do cotidiano pedagógico e escolar. Neste estudo apresentaremos as contribuições do programa ao trabalho desenvolvido pelo professor supervisor e seu respectivo impacto nas aulas de Educação Física a partir do acompanhamento e participação dos alunos bolsistas. O estudo se deu com três professores supervisores do PIBID atuantes em escolas públicas de diferentes regiões da capital de São Paulo (Zonas Oeste, Leste e Centro). Como método, foi realizada entrevista aberta orientada por roteiro semiestruturado, enfatizando as possíveis contribuições positivas e negativas dos graduandos às aulas. Foi constatado que os professores de Educação Física, por meio do PIBID, modificaram as estratégias utilizadas, pois contavam com a participação dos alunos no desenvolvimento das aulas, proporcionando acompanhamento mais individualizado das aprendizagens. Outro ponto observado é que a presença dos graduandos trazia aos professores preocupações nas escolhas dos conteúdos, dos objetivos de aprendizagem e de seu comportamento, pois se sentiam responsáveis em transmitir um bom referencial aos estudantes, e por fim, foi ressaltado que a presença dos alunos possibilitou maior reflexão sobre suas práticas pedagógicas, pois o diálogo e discussão com os bolsistas eram frequentes. Os entrevistados não detectaram aspectos negativos relevantes na participação dos graduandos que comprometessem as aulas. Consideramos que o PIBID proporcionou aos profissionais uma oportunidade positiva de melhoria da prática pedagógica, já que seu planejamento foi modificado, sua atenção nas escolhas e práticas educacionais também foram aprimoradas, assim como houve maior reflexão da prática pedagógica desenvolvida. Concluímos que o programa ofereceu a oportunidade interessante de melhoria das práticas educacionais, pois interferiu positivamente em parte das principais tarefas do docente: planejamento, método e reflexão. Consideramos o fato de que se o referido programa fosse ampliado, mais professores teriam a oportunidade de rever e buscar a formação continuada para o aprimoramento das práticas pedagógicas.