Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

FORMAÇÃO CONTINUADA: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

As políticas de formação continuada assumem orientação top-down, i.e., partem dos órgãos de tutela, muitas vezes sem levar em conta as necessidades dos professores e a realidade das escolas. Questiona-se o motivo pelo qual os programas de formação não são descentralizados, pois valorizaria a assunção da autonomia pedagógica pelas escolas e professores, enquanto elementos responsáveis pela tradução do currículo e concretização do processo ensino-aprendizagem, decidindo sobre propostas de formação que coadunem com as suas necessidades face aos dilemas do cotidiano educativo. Apesar da produção teórica sobre a formação continuada descentralizada ser bastante evidente, na atualidade ainda predomina a oferta de modalidades de formação de caráter clássico, quer oferecidas pelos sistemas educacionais, quer realizadas por iniciativa pessoal do professor segundo seu interesse imediato, mas nesta última, nem sempre alinhadas aos interesses da comunidade escolar. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as modalidades de formação continuada frequentadas nas Áreas Pedagógicas e Técnico-biológica por professores de Educação Física, identificando as mais significativas, bem como as limitações que enfrentavam e as estratégias que recorriam visando a continuidade de seu desenvolvimento profissional. O modelo metodológico da pesquisa é quantitativo e de natureza descritiva. A amostra é aleatória, não probabilística e do tipo conveniente. A pesquisa decorreu do voluntariado de 18 professores de Educação Física vinculados aos sistemas públicos de educação do estado de Minas Gerais. Sendo critérios de inclusão lecionar na Educação Básica e exclusão licenciandos que não assinaram o TCLE. Para coleta dos dados utilizou-se de um questionário estruturado com questões abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada mediante a sistematização das respostas às questões abertas, e com recurso ao SPSS 21.0, para refletir a natureza dos dados por meio da estatística descritiva, procedendo ao cálculo de distribuição de frequências. Verificamos não haver por parte dos professores deste estudo, uma preferência por ações de formação na Área Pedagógica em relação a Área Técnico-biológica da Educação Física. As modalidades mais frequentadas foram cursos de curta duração e pós-graduação lato sensu. As modalidades em eventos pontuais e de curta duração são as que mais contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. A principal limitação para realização das formações é financeira. A análise das formações realizadas pelos professores permite constatar um investimento em programas tradicionais, onde vigoram as formações nos parâmetros da racionalidade técnica, sendo de curta duração, de caráter ocasional e de baixo custo. Concluímos que estes professores investiram na sua profissão, procurando manter-se informado e atualizado, procurando realizar a formação que correspondia aos seus interesses e oportunidades. Apoio CAPES.

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