Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

AVENTURA NA ESCOLA PÚBLICA: PARCERIA E POSSIBILIDADE.

Palavra-chaves: AVENTURA, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29828
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 397
    "titulo" => "AVENTURA NA ESCOLA PÚBLICA: PARCERIA E POSSIBILIDADE."
    "resumo" => "A aventura é um tema ainda incipiente nas aulas de Educação Física escolar, quer seja pelos perigos que suscita, ou pelas dificuldades que o professor tem em conhecer suas peculiaridades para incorporá-la ao seu programa de ensino. Esta pesquisa ação buscou desenvolver uma intervenção numa escola pública para promover reflexões que permitam mudanças nesse paradigma. Foram realizadas cinco aulas em cada um dos temas (parkour, slackline e skate) com uma metodologia que propiciava tanto a prática quanto a compreensão da proposta de ensino da aventura pelos alunos do ensino fundamental. Concluiu-se que essas práticas podem ser desenvolvidas pelos professores, mas que a busca de conhecimentos específicos requer um processo de formação continua dos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "AVENTURA, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID397_EXT_13042017170628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIMITRI WUO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DIMI"
    "autor_email" => "dimitripereira@uni9.pro.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29828
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 397
    "titulo" => "AVENTURA NA ESCOLA PÚBLICA: PARCERIA E POSSIBILIDADE."
    "resumo" => "A aventura é um tema ainda incipiente nas aulas de Educação Física escolar, quer seja pelos perigos que suscita, ou pelas dificuldades que o professor tem em conhecer suas peculiaridades para incorporá-la ao seu programa de ensino. Esta pesquisa ação buscou desenvolver uma intervenção numa escola pública para promover reflexões que permitam mudanças nesse paradigma. Foram realizadas cinco aulas em cada um dos temas (parkour, slackline e skate) com uma metodologia que propiciava tanto a prática quanto a compreensão da proposta de ensino da aventura pelos alunos do ensino fundamental. Concluiu-se que essas práticas podem ser desenvolvidas pelos professores, mas que a busca de conhecimentos específicos requer um processo de formação continua dos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "AVENTURA, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID397_EXT_13042017170628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIMITRI WUO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DIMI"
    "autor_email" => "dimitripereira@uni9.pro.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A aventura é um tema ainda incipiente nas aulas de Educação Física escolar, quer seja pelos perigos que suscita, ou pelas dificuldades que o professor tem em conhecer suas peculiaridades para incorporá-la ao seu programa de ensino. Esta pesquisa ação buscou desenvolver uma intervenção numa escola pública para promover reflexões que permitam mudanças nesse paradigma. Foram realizadas cinco aulas em cada um dos temas (parkour, slackline e skate) com uma metodologia que propiciava tanto a prática quanto a compreensão da proposta de ensino da aventura pelos alunos do ensino fundamental. Concluiu-se que essas práticas podem ser desenvolvidas pelos professores, mas que a busca de conhecimentos específicos requer um processo de formação continua dos docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.