Numa perspectiva dinâmica, o desenvolvimento motor é resultado da interação entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa. Em especial, o ambiente pode ser uma importante fonte de restrições para a competência motora infantil. É plausível supor que o ambiente rural e o ambiente urbano possam apresentar condições distintas de espaço e oportunidades de aprendizagem que afetem o desempenho de habilidades motoras. Assim, o presente estudo tem como objetivo examinar as diferenças no desempenho motor de escolares da zona urbana e da zona rural de Limoeiro do Norte, Ceará. A amostra foi composta por 60 crianças, de ambos os sexos, com idade entre oito e dez anos (9,12 ± 0,79 em anos), sendo 30 residentes na zona urbana e 30 na zona rural. O desempenho motor foi avaliado por meio do TGMD-2 (ULRICH, 2000) que envolve seis habilidades de locomoção e seis habilidades de controle de objetos. A diferença entre os grupos foi avaliada com o t-test para amostras independentes, adotando um p<0,05. Os resultados mostraram que as crianças da zona urbana alcançaram desempenho superior em relação às crianças da zona rural tanto nas habilidades de locomoção (t= -7,01; p<0,001), quanto nas de controle de objetos (t= -5,17; p<0,001). Tais resultados permitem concluir que as crianças da zona urbana desta amostra apresentaram melhor desempenho em habilidades motoras quando comparadas àquelas da zona rural. Fatores socioculturais e oportunidades de prática organizada podem estar relacionados à superioridade das crianças da zona urbana, no entanto esta especulação carece de estudos mais detalhados sobre o perfil típico de aprendizagem motora destas crianças.