A Educação Física esteve vinculada, historicamente, a três grandes paradigmas: higienismo-eugenismo, aptidão física e esportivização. Neste sentido, a busca pelas origens da área de conhecimento da Educação Física nos leva às origens da própria vida e é neste ponto original que situamos também a Dança, como área de formação e produção acadêmica atual que, assim como a Educação Física tem no corpo em movimento seu principal foco de atenção e preocupação investigativa. Tendo em vista que a dança representa uma prática que vai além do caráter físico pois ela reverbera efeitos tanto em uma dimensão estética como existencial surge a necessidade, como estudante de Educação Física e personagem do cenário da dança, de refletir a respeito da formação do profissional que deseja se apropriar da Dança como ofício, seja por competência e habilidade adquirida na formação universitária em Educação Física ou seja quando essas mesmas qualidades são adquiridas pela experiência profissional e formação acadêmica em Dança. Mediante ao aparente (des)encontro existente entre essas áreas de conhecimento, este estudo objetivou a investigação acerca das propostas e nuances da atuação na Dança por profissionais da Educação Física versus profissionais próprios da Dança a partir de um levantamento bibliográfico a fim de criar um campo de problematização que agrega discussões importantes acerca da formação e atuação em Educação Física. Segundo as pesquisas existem posicionamentos, condições e possibilidades que cada área contém para trabalhar e pensar esse conteúdo, porém esses caminhos distintos são resultados de políticas de produção do conhecimento e que dão margem para essas áreas interagirem para se complementarem e também entrar em conflito, mas que mesmo em conflito a possibilidade de criação em dança se mantem possível dentro dos dois contextos profissionais, uma vez que a dança faz parte das manifestações da cultura corporal de movimento na qual o profissional de Educação Física está habilitado em exercer. A partir desse panorama foi possível identificar os marcadores que nos ajudam a compreender a importância do diálogo com a Dança no enriquecimento da leitura da Educação Física sobre o corpo em movimento.