Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

AS AULAS DE ATIVIDADES CURRICULARES DESPORTIVAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE BAURU E REGIÃO E SUA CORRELAÇÃO COM A LEGISLAÇÃO

Palavra-chaves: ATIVIDADES CURRICULARES DESPORTIVAS, TREINAMENTO DESPORTIVO, ESCOLAS ESTADUAIS Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A legislação do estado de São Paulo que definiu as turmas de Atividades Curriculares Desportivas (ACDs) se deu em 2001, antes disso, ocorriam as Turmas de Treinamento Desportivo. Os professores de educação física das escolas estaduais de São Paulo possuem a opção de trabalhar com estas turmas que, podem ser criadas por eles ou já existentes na escola, são contabilizadas na carga horária docente e entram na atribuição de aula. As ACDs são turmas nas quais o professor ministra aulas para um determinado grupo de alunos de apenas uma prática corporal, previamente definida. Essas aulas ocorrem no contraturno das aulas regulares ou aos sábados. Com base nestes apontamentos iniciais, o objetivo deste trabalho foi analisar os depoimentos dos professores que atuavam com turmas de esportes coletivos junto às ACDs, identificando as aproximações e os distanciamentos em relação à legislação em vigor. A técnica de coleta utilizada foi e entrevista semi-estruturada. Os participantes foram 17 professores de educação física que possuíam uma ou mais turmas de ACDs no ano de 2016 em escolas sob jurisdição de uma Diretoria de Ensino do interior de São Paulo. Os resultados apontaram que a legislação das turmas de treinamento desportivo, não vigentes atualmente, prezava pelo estímulo na participação de campeonatos, torneios oficiais e eventos que se caracterizavam como competitivos. Para participação dos alunos nestas turmas, em quaisquer jogos, os alunos eram dispensados das demais aulas, sendo respaldados pela legislação. Já as ACDs prezam pelas relações interpessoais geradas na prática esportiva no ambiente escolar, com vistas a contribuir com a formação do cidadão, sendo assim as participações em quaisquer eventos deveriam contribuir para minimizar a questão da violência e ações danosas ao convívio social. Nas entrevistas evidenciamos, pela fala dos professores, que atualmente ainda está presente a concepção das antigas Turmas de Treinamento Desportivo, já que (12) dos entrevistados apontaram que a expectativa com a turma é a participação em competições, na expectativa de obter bons desempenhos e resultados; (5) professores explicitaram que tem como meta, por meio das ACDs, a formação do cidadão, trabalhando companheirismo, integração, e a importância da inclusão em suas aulas. Quando perguntado se participam ou já participaram de jogos escolares, todos responderam sim, destes, (6) mencionaram alguma conquista referente a títulos nos campeonatos, mesmo não tendo sido perguntado isso diretamente. Uma análise geral destes dados nos permite supor que, mesmo após 16 anos de alteração da legislação, ainda está presente, no depoimento de um número significativo de professores, uma perspectiva competitiva em busca da obtenção de bons resultados como prioridade nas ACDs.

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