A formação de professores em Educação Física deve almejar atividades ligadas a cultura de movimento, que vislumbrem despertar o potencial humano em relação ao movimento criativo e livre. A Ginastica para Todos (GPT) é uma manifestação da cultura de movimento que engloba a criatividade e a inclusão de diferentes participantes, em que, a valorização da cultura é um dos principais pilares dessa atividade. Dentro da GPT pode-se inserir elementos da Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica Esportiva e outras manifestações gímnicas, além da possibilidade da combinação destas com outras manifestações culturais. O objetivo deste estudo é refletir a partir da experiência vivida sobre o desenvolvimento da GPT na formação inicial em Educação Física. Utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa com característica descritiva, em que, buscamos compreender a experiência vivida do diálogo, reflexão e ação com a temática GPT em uma Universidade particular da região de Guarulhos – SP – Brasil. Foram realizadas 6 aulas com duração de 50’ minutos em que a GPT foi trabalhada por meio de conteúdos práticos e teóricos. No primeiro momento realizou-se reflexões sobre a história, as características e os festivais de GPT. Na segunda etapa ocorreram as experiências práticas a partir dos elementos corporais da Ginástica combinados com ritmo e situações problemas. No terceiro encontro ocorreram discussões sobre os conteúdos abordados anteriormente, relacionando-os com o desenvolvimento da GPT no contexto das aulas de Educação Física escolar. Esse momento possibilitou a ampliação dos elementos corporais como as danças e o manejo comum de materiais. Esse momento propiciou subsídios para a construção de coreografias apresentadas num festival de GPT realizados nos encontros posteriores. No festival de GPT os educandos colocavam em prática todos os elementos que aprenderam durante o semestre. Essa situação proporcionou aos estudantes assumirem o papel de protagonismo, pois ensinavam e aprendiam por meio de um sistema relacional do grupo. Por fim a realização do festival demonstrou as possibilidades das criações dos discentes expressas por meio da elaboração e desenvolvimento das coreográficas. Destacamos que nesse processo a valorização dos aspectos culturais, da individualidade e da criatividade possibilitou vivências significativas aos discentes. Consideramos que a reflexão, a autonomia e a liberdade norteadas pela manifestação da ginástica revela que o estudante descobre a GPT mais próxima de sua realidade e é possível ser adequada, adaptada e construída nos mais diferentes seguimentos de ensino.
E-mail: allans3@hotmail.com