Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A GINÁSTICA PARA TODOS COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: GINÁSTICA PARA TODOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA GERAL Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29750
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 277
    "titulo" => "A GINÁSTICA PARA TODOS COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => """
      A formação de professores em Educação Física deve almejar atividades ligadas a cultura de movimento, que vislumbrem despertar o potencial humano em relação ao movimento criativo e livre. A Ginastica para Todos (GPT) é uma manifestação da cultura de movimento que engloba a criatividade e a inclusão de diferentes participantes, em que, a valorização da cultura é um dos principais pilares dessa atividade. Dentro da GPT pode-se inserir elementos da Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica Esportiva e outras manifestações gímnicas, além da possibilidade da combinação destas com outras manifestações culturais. O objetivo deste estudo é refletir a partir da experiência vivida sobre o desenvolvimento da GPT na formação inicial em Educação Física. Utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa com característica descritiva, em que, buscamos compreender a experiência vivida do diálogo, reflexão e ação com a temática GPT em uma Universidade particular da região de Guarulhos – SP – Brasil. Foram realizadas 6 aulas com duração de 50’ minutos em que a GPT foi trabalhada por meio de conteúdos práticos e teóricos. No primeiro momento realizou-se reflexões sobre a história, as características e os festivais de GPT. Na segunda etapa ocorreram as experiências práticas a partir dos elementos corporais da Ginástica combinados com ritmo e situações problemas. No terceiro encontro ocorreram discussões sobre os conteúdos abordados anteriormente, relacionando-os com o desenvolvimento da GPT no contexto das aulas de Educação Física escolar. Esse momento possibilitou a ampliação dos elementos corporais como as danças e o manejo comum de materiais. Esse momento propiciou subsídios para a construção de coreografias apresentadas num festival de GPT realizados nos encontros posteriores. No festival de GPT os educandos colocavam em prática todos os elementos que aprenderam durante o semestre. Essa situação proporcionou aos estudantes assumirem o papel de protagonismo, pois ensinavam e aprendiam por meio de um sistema relacional do grupo. Por fim a realização do festival demonstrou as possibilidades das criações dos discentes expressas por meio da elaboração e desenvolvimento das coreográficas. Destacamos que nesse processo a valorização dos aspectos culturais, da individualidade e da criatividade possibilitou vivências significativas aos discentes. Consideramos que a reflexão, a autonomia e a liberdade norteadas pela manifestação da ginástica revela que o estudante descobre a GPT mais próxima de sua realidade e é possível ser adequada, adaptada e construída nos mais diferentes seguimentos de ensino.\r\n
      \r\n
      E-mail: allans3@hotmail.com
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "GINÁSTICA PARA TODOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA GERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID277_EXT_21042017162328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ALLAN TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO ALLAN"
    "autor_email" => "allans3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29750
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 277
    "titulo" => "A GINÁSTICA PARA TODOS COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => """
      A formação de professores em Educação Física deve almejar atividades ligadas a cultura de movimento, que vislumbrem despertar o potencial humano em relação ao movimento criativo e livre. A Ginastica para Todos (GPT) é uma manifestação da cultura de movimento que engloba a criatividade e a inclusão de diferentes participantes, em que, a valorização da cultura é um dos principais pilares dessa atividade. Dentro da GPT pode-se inserir elementos da Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica Esportiva e outras manifestações gímnicas, além da possibilidade da combinação destas com outras manifestações culturais. O objetivo deste estudo é refletir a partir da experiência vivida sobre o desenvolvimento da GPT na formação inicial em Educação Física. Utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa com característica descritiva, em que, buscamos compreender a experiência vivida do diálogo, reflexão e ação com a temática GPT em uma Universidade particular da região de Guarulhos – SP – Brasil. Foram realizadas 6 aulas com duração de 50’ minutos em que a GPT foi trabalhada por meio de conteúdos práticos e teóricos. No primeiro momento realizou-se reflexões sobre a história, as características e os festivais de GPT. Na segunda etapa ocorreram as experiências práticas a partir dos elementos corporais da Ginástica combinados com ritmo e situações problemas. No terceiro encontro ocorreram discussões sobre os conteúdos abordados anteriormente, relacionando-os com o desenvolvimento da GPT no contexto das aulas de Educação Física escolar. Esse momento possibilitou a ampliação dos elementos corporais como as danças e o manejo comum de materiais. Esse momento propiciou subsídios para a construção de coreografias apresentadas num festival de GPT realizados nos encontros posteriores. No festival de GPT os educandos colocavam em prática todos os elementos que aprenderam durante o semestre. Essa situação proporcionou aos estudantes assumirem o papel de protagonismo, pois ensinavam e aprendiam por meio de um sistema relacional do grupo. Por fim a realização do festival demonstrou as possibilidades das criações dos discentes expressas por meio da elaboração e desenvolvimento das coreográficas. Destacamos que nesse processo a valorização dos aspectos culturais, da individualidade e da criatividade possibilitou vivências significativas aos discentes. Consideramos que a reflexão, a autonomia e a liberdade norteadas pela manifestação da ginástica revela que o estudante descobre a GPT mais próxima de sua realidade e é possível ser adequada, adaptada e construída nos mais diferentes seguimentos de ensino.\r\n
      \r\n
      E-mail: allans3@hotmail.com
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "GINÁSTICA PARA TODOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA GERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID277_EXT_21042017162328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ALLAN TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO ALLAN"
    "autor_email" => "allans3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

A formação de professores em Educação Física deve almejar atividades ligadas a cultura de movimento, que vislumbrem despertar o potencial humano em relação ao movimento criativo e livre. A Ginastica para Todos (GPT) é uma manifestação da cultura de movimento que engloba a criatividade e a inclusão de diferentes participantes, em que, a valorização da cultura é um dos principais pilares dessa atividade. Dentro da GPT pode-se inserir elementos da Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica Esportiva e outras manifestações gímnicas, além da possibilidade da combinação destas com outras manifestações culturais. O objetivo deste estudo é refletir a partir da experiência vivida sobre o desenvolvimento da GPT na formação inicial em Educação Física. Utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa com característica descritiva, em que, buscamos compreender a experiência vivida do diálogo, reflexão e ação com a temática GPT em uma Universidade particular da região de Guarulhos – SP – Brasil. Foram realizadas 6 aulas com duração de 50’ minutos em que a GPT foi trabalhada por meio de conteúdos práticos e teóricos. No primeiro momento realizou-se reflexões sobre a história, as características e os festivais de GPT. Na segunda etapa ocorreram as experiências práticas a partir dos elementos corporais da Ginástica combinados com ritmo e situações problemas. No terceiro encontro ocorreram discussões sobre os conteúdos abordados anteriormente, relacionando-os com o desenvolvimento da GPT no contexto das aulas de Educação Física escolar. Esse momento possibilitou a ampliação dos elementos corporais como as danças e o manejo comum de materiais. Esse momento propiciou subsídios para a construção de coreografias apresentadas num festival de GPT realizados nos encontros posteriores. No festival de GPT os educandos colocavam em prática todos os elementos que aprenderam durante o semestre. Essa situação proporcionou aos estudantes assumirem o papel de protagonismo, pois ensinavam e aprendiam por meio de um sistema relacional do grupo. Por fim a realização do festival demonstrou as possibilidades das criações dos discentes expressas por meio da elaboração e desenvolvimento das coreográficas. Destacamos que nesse processo a valorização dos aspectos culturais, da individualidade e da criatividade possibilitou vivências significativas aos discentes. Consideramos que a reflexão, a autonomia e a liberdade norteadas pela manifestação da ginástica revela que o estudante descobre a GPT mais próxima de sua realidade e é possível ser adequada, adaptada e construída nos mais diferentes seguimentos de ensino. E-mail: allans3@hotmail.com

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.