O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Nove de Julho oferece para os alunos do curso de Educação Física a oportunidade de acompanhamento de um profissional inserido no mercado de trabalho, de compreensão do cotidiano escolar, a partir do contato com os alunos, observação do projeto pedagógico e da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do PIBID para o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas em relação a sua produção escrita e o impacto das experiências na escolha do tema a ser desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aos alunos bolsistas, por meio do programa, são apresentadas inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimentos, devido a orientação do professor supervisor e pela necessidade de registro das suas experiências. No curso de Educação Física participaram 43 alunos bolsistas no primeiro semestre de 2016, entre os quais 38 cursavam a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta disciplina o aluno deve produzir um trabalho acadêmico no formato de artigo ou de relato de experiência, a fim de aproximá-lo do universo da pesquisa e aperfeiçoar sua aptidão na construção e análise de conhecimentos que contribuam para inserção profissional. Destes alunos, 30 produziram na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso pesquisas e relatos de experiências sobre o PIBID. O impacto do programa na escolha dos temas para o desenvolvimento do trabalho científico foi bastante significativo, o que demonstra a importante contribuição do programa para a análise e formação acadêmica dos alunos, pois a elaboração do trabalho torna ainda mais amplo o debate e discussão sobre as experiências dos alunos na escola e contribui para o contato de referenciais teóricos da área. Na formação docente consideramos imprescindível a visão multidisciplinar das experiências in loco e na universidade, de forma a contribuir para uma prática profissional mais condizente com os aspectos sociais e contemporâneos que a atuação docente exige. O PIBID, no aspecto analisado, auxiliou a prática acadêmica dos alunos bolsistas gerando problemas de pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico, ampliando a capacidade de análise de aspectos empíricos do cotidiano escolar.