Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACADÊMICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29860
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 278
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACADÊMICAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Nove de Julho oferece para os alunos do curso de Educação Física a oportunidade de acompanhamento de um profissional inserido no mercado de trabalho, de compreensão do cotidiano escolar, a partir do contato com os alunos, observação do projeto pedagógico e da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do PIBID para o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas em relação a sua produção escrita e o impacto das experiências na escolha do tema a ser desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aos alunos bolsistas, por meio do programa, são apresentadas inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimentos, devido a orientação do professor supervisor e pela necessidade de registro das suas experiências. No curso de Educação Física participaram 43 alunos bolsistas no primeiro semestre de 2016, entre os quais 38 cursavam a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta disciplina o aluno deve produzir um trabalho acadêmico no formato de artigo ou de relato de experiência, a fim de aproximá-lo do universo da pesquisa e aperfeiçoar sua aptidão na construção e análise de conhecimentos que contribuam para inserção profissional. Destes alunos, 30 produziram na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso pesquisas e relatos de experiências sobre o PIBID. O impacto do programa na escolha dos temas para o desenvolvimento do trabalho científico foi bastante significativo, o que demonstra a importante contribuição do programa para a análise e formação acadêmica dos alunos, pois a elaboração do trabalho torna ainda mais amplo o debate e discussão sobre as experiências dos alunos na escola e contribui para o contato de referenciais teóricos da área. Na formação docente consideramos imprescindível a visão multidisciplinar das experiências in loco e na universidade, de forma a contribuir para uma prática profissional mais condizente com os aspectos sociais e contemporâneos que a atuação docente exige. O PIBID, no aspecto analisado, auxiliou a prática acadêmica dos alunos bolsistas gerando problemas de pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico, ampliando a capacidade de análise de aspectos empíricos do cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID278_EXT_23042017172728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA TAVARES FERREIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA ROCHA"
    "autor_email" => "palomatf@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29860
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 278
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACADÊMICAS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Nove de Julho oferece para os alunos do curso de Educação Física a oportunidade de acompanhamento de um profissional inserido no mercado de trabalho, de compreensão do cotidiano escolar, a partir do contato com os alunos, observação do projeto pedagógico e da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do PIBID para o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas em relação a sua produção escrita e o impacto das experiências na escolha do tema a ser desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aos alunos bolsistas, por meio do programa, são apresentadas inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimentos, devido a orientação do professor supervisor e pela necessidade de registro das suas experiências. No curso de Educação Física participaram 43 alunos bolsistas no primeiro semestre de 2016, entre os quais 38 cursavam a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta disciplina o aluno deve produzir um trabalho acadêmico no formato de artigo ou de relato de experiência, a fim de aproximá-lo do universo da pesquisa e aperfeiçoar sua aptidão na construção e análise de conhecimentos que contribuam para inserção profissional. Destes alunos, 30 produziram na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso pesquisas e relatos de experiências sobre o PIBID. O impacto do programa na escolha dos temas para o desenvolvimento do trabalho científico foi bastante significativo, o que demonstra a importante contribuição do programa para a análise e formação acadêmica dos alunos, pois a elaboração do trabalho torna ainda mais amplo o debate e discussão sobre as experiências dos alunos na escola e contribui para o contato de referenciais teóricos da área. Na formação docente consideramos imprescindível a visão multidisciplinar das experiências in loco e na universidade, de forma a contribuir para uma prática profissional mais condizente com os aspectos sociais e contemporâneos que a atuação docente exige. O PIBID, no aspecto analisado, auxiliou a prática acadêmica dos alunos bolsistas gerando problemas de pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico, ampliando a capacidade de análise de aspectos empíricos do cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID278_EXT_23042017172728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA TAVARES FERREIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA ROCHA"
    "autor_email" => "palomatf@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Nove de Julho oferece para os alunos do curso de Educação Física a oportunidade de acompanhamento de um profissional inserido no mercado de trabalho, de compreensão do cotidiano escolar, a partir do contato com os alunos, observação do projeto pedagógico e da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do PIBID para o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas em relação a sua produção escrita e o impacto das experiências na escolha do tema a ser desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aos alunos bolsistas, por meio do programa, são apresentadas inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimentos, devido a orientação do professor supervisor e pela necessidade de registro das suas experiências. No curso de Educação Física participaram 43 alunos bolsistas no primeiro semestre de 2016, entre os quais 38 cursavam a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta disciplina o aluno deve produzir um trabalho acadêmico no formato de artigo ou de relato de experiência, a fim de aproximá-lo do universo da pesquisa e aperfeiçoar sua aptidão na construção e análise de conhecimentos que contribuam para inserção profissional. Destes alunos, 30 produziram na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso pesquisas e relatos de experiências sobre o PIBID. O impacto do programa na escolha dos temas para o desenvolvimento do trabalho científico foi bastante significativo, o que demonstra a importante contribuição do programa para a análise e formação acadêmica dos alunos, pois a elaboração do trabalho torna ainda mais amplo o debate e discussão sobre as experiências dos alunos na escola e contribui para o contato de referenciais teóricos da área. Na formação docente consideramos imprescindível a visão multidisciplinar das experiências in loco e na universidade, de forma a contribuir para uma prática profissional mais condizente com os aspectos sociais e contemporâneos que a atuação docente exige. O PIBID, no aspecto analisado, auxiliou a prática acadêmica dos alunos bolsistas gerando problemas de pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico, ampliando a capacidade de análise de aspectos empíricos do cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.