ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR IDOSOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
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Na atualidade, a Gerontologia indica que a manutenção da funcionalidade e a adaptação dos idosos dão condições para uma acentuada melhora na qualidade de vida pela sua integração social e uma maior sobrevida. Por meio da promoção de novas aprendizagens, sejam de modo formal ou informal, o uso da educação é um importante recurso para garantir aos participantes uma velhice bem-sucedida. A discussão de possíveis soluções para problemas matemáticos propostos com o uso de raciocínio lógico foi utilizado para a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos que podem ser adotados em diversas situações da vida moderna. Objetivo: Fornecer ao idoso subsídio para que o mesmo possa construir diversas maneiras, a partir de sua realidade, para um envelhecimento saudável e ativo em seus contextos da vida social, em atividades culturais e de saúde fortalecendo também as Políticas Públicas. Metodologia: É um estudo observacional e descritivo exploratório que foi desenvolvido junto a idosos participantes de uma Faculdade Aberta à Pessoa Idosa em Pernambuco. Os encontros eram semanais, com duração de 02 horas, no período de 15 semanas. Resultados: Utilizou-se de materiais com alguns problemas de Lógica (relações matemáticas). A apresentação do conteúdo foi realizada com aulas teóricas expositivas, vídeo-debate, dinâmica em grupo. O grupo é formado por 5 homens e 40 mulheres. As atividades englobavam vários temas, entre eles, problemas matemáticos, educação em saúde, lazer e cultura, direitos e deveres, estimulação da memória. Estes eram trazidos de diversas formas desde a discussão em sala até pesquisa na internet. A utilização da atividade matemática auxiliou na estimulação cognitiva e pôde ser abordada de maneira recreativa e/ou terapêutica na prevenção e manutenção de uma boa memória para o idoso. 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