O uso de recursos computacionais em aulas de Química representam uma boa alternativa quando se busca uma forma lúdica e didática de ensinar.A inserção desses recursos no meio acadêmico proporciona o acesso à informação de modo a favorecer a construção do conhecimento, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem.Considerando que o uso de novas tecnologias proporciona a renovação da prática pedagógica e tem um papel complementar em sala de aula, este artigo tem o objetivo de analisar e refletir sobre o uso dos softwares educacionais a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior de química. Utilizamos como metodologia de estudo a revisão bibliográfica acerca do uso de softwares no ensino de química, suas potencialidades no processo de ensino aprendizagem, assim como, seu uso por professores no ensino superior. Desta forma, percebe-se neste estudo a necessidade de utilizar softwares educacionais no ensino de química no nível superior, bem como, os meios de trabalhar com esses softwares em algumas disciplinas que são afins da química. Assim conclui-se que o uso de softwares educacionais possibilita um ensino mais atrativo e contextualizado, auxiliando o professor em sua prática docente, de maneira que o processo de ensino-aprendizagem do aluno seja facilitado.