Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

LABORATÓRIO ABERTO - DESVENDANDO A FÍSICA DO ELEVADOR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE OBJETO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: FÍSICA EXPERIMENTAL, ELEVADOR, CIRCUITOS ELÉTRICOS, MECÂNICA Pôster (PO) Física
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28594
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 930
    "inscrito_id" => 1815
    "titulo" => "LABORATÓRIO ABERTO - DESVENDANDO A FÍSICA DO ELEVADOR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE OBJETO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Diante dos novos desafios da nova reforma do ensino médio em nosso país, somos desafiados a abraçar de forma coerente essas demandas. Dentro desse contexto, trazemos como proposta neste trabalho um laboratório aberto desvendando a física do elevador demonstrado através de um protótipo construído em oficinas pedagógicas orientadas. Utilizando esse objeto educacional, é possível abordar contextos teóricos e aplicações da física. A motivação a que se propõe este projeto consiste em investigar fenômenos físicos: de maneira lúdica e interativa. Utilizando-se objetos de baixo custo e fácil acesso, viabilizando a montagem e construção de objetos educacionais que integram conceitos físicos e suas aplicações potencializando relação ensino-aprendizagem. Simulando uma eventual situação problema num contexto real, instigamos os alunos a levantar suas hipóteses e possivelmente resolver o suposto problema através de investigações e posteriormente experimentos construídos por eles mesmos.  Eles serão capazes de construir tabelas com dados experimentais, gráficos a partir de variáveis importantes no fenômeno físico, relações entre variáveis envolvidas na problematização e a relação matemática dessas variáveis). Os investigadores não tendo respostas prontas levantam hipóteses e um plano de ação para solucionar as variáveis envolvidas no movimento e localização da cabine do elevador. Obtendo dados para análise e resultados da investigação. Acreditamos que a proposta deste projeto contribui nas atividades práticas que proporcionam o conhecimento significativo uma vez que ele é construído a partir de dúvidas, questionamentos e conhecimentos prévios relacionados aos conteúdos a serem trabalhados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "FÍSICA EXPERIMENTAL, ELEVADOR, CIRCUITOS ELÉTRICOS, MECÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1815_15052017211759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ALVES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ALVES"
    "autor_email" => "ma2a@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28594
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 930
    "inscrito_id" => 1815
    "titulo" => "LABORATÓRIO ABERTO - DESVENDANDO A FÍSICA DO ELEVADOR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE OBJETO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Diante dos novos desafios da nova reforma do ensino médio em nosso país, somos desafiados a abraçar de forma coerente essas demandas. Dentro desse contexto, trazemos como proposta neste trabalho um laboratório aberto desvendando a física do elevador demonstrado através de um protótipo construído em oficinas pedagógicas orientadas. Utilizando esse objeto educacional, é possível abordar contextos teóricos e aplicações da física. A motivação a que se propõe este projeto consiste em investigar fenômenos físicos: de maneira lúdica e interativa. Utilizando-se objetos de baixo custo e fácil acesso, viabilizando a montagem e construção de objetos educacionais que integram conceitos físicos e suas aplicações potencializando relação ensino-aprendizagem. Simulando uma eventual situação problema num contexto real, instigamos os alunos a levantar suas hipóteses e possivelmente resolver o suposto problema através de investigações e posteriormente experimentos construídos por eles mesmos.  Eles serão capazes de construir tabelas com dados experimentais, gráficos a partir de variáveis importantes no fenômeno físico, relações entre variáveis envolvidas na problematização e a relação matemática dessas variáveis). Os investigadores não tendo respostas prontas levantam hipóteses e um plano de ação para solucionar as variáveis envolvidas no movimento e localização da cabine do elevador. Obtendo dados para análise e resultados da investigação. Acreditamos que a proposta deste projeto contribui nas atividades práticas que proporcionam o conhecimento significativo uma vez que ele é construído a partir de dúvidas, questionamentos e conhecimentos prévios relacionados aos conteúdos a serem trabalhados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "FÍSICA EXPERIMENTAL, ELEVADOR, CIRCUITOS ELÉTRICOS, MECÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1815_15052017211759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ALVES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ALVES"
    "autor_email" => "ma2a@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Diante dos novos desafios da nova reforma do ensino médio em nosso país, somos desafiados a abraçar de forma coerente essas demandas. Dentro desse contexto, trazemos como proposta neste trabalho um laboratório aberto desvendando a física do elevador demonstrado através de um protótipo construído em oficinas pedagógicas orientadas. Utilizando esse objeto educacional, é possível abordar contextos teóricos e aplicações da física. A motivação a que se propõe este projeto consiste em investigar fenômenos físicos: de maneira lúdica e interativa. Utilizando-se objetos de baixo custo e fácil acesso, viabilizando a montagem e construção de objetos educacionais que integram conceitos físicos e suas aplicações potencializando relação ensino-aprendizagem. Simulando uma eventual situação problema num contexto real, instigamos os alunos a levantar suas hipóteses e possivelmente resolver o suposto problema através de investigações e posteriormente experimentos construídos por eles mesmos. Eles serão capazes de construir tabelas com dados experimentais, gráficos a partir de variáveis importantes no fenômeno físico, relações entre variáveis envolvidas na problematização e a relação matemática dessas variáveis). Os investigadores não tendo respostas prontas levantam hipóteses e um plano de ação para solucionar as variáveis envolvidas no movimento e localização da cabine do elevador. Obtendo dados para análise e resultados da investigação. Acreditamos que a proposta deste projeto contribui nas atividades práticas que proporcionam o conhecimento significativo uma vez que ele é construído a partir de dúvidas, questionamentos e conhecimentos prévios relacionados aos conteúdos a serem trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.