Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA: REVITALIZAÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL - ARBORETUM- ICBS/ UFAL

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A utilização de espaços não formais de ensino configura-se como uma importante estratégia pedagógica. Por isso, rever a prática docente nesses espaços é fundamental na formação inicial dos licenciandos. Assim, este trabalho tem como objetivo revitalizar as trilhas de um espaço não formal de ensino conhecido como Arboretum, localizado na Universidade Federal de Alagoas e desta forma retomar a aproximação da Universidade com esse espaço não formal e a comunidade. Durante o Estágio Supervisionado, as ações (revitalização das trilhas, reativação das composteiras, produção de mudas e identificação de espécies de árvores) foram divididas entre os estudantes. Nesta pesquisa destaca-se a revitalização das trilhas do Arboretum, já que sem uma trilha devidamente adequada o percurso para realização das outras atividades, que visam permitir que o espaço receba visitas novamente, torna-se praticamente impossível. Nesse sentido, algumas ferramentas agrícolas auxiliaram nesse processo de revitalização, tais como enxada, cavador, rastelo etc. Depois, foram distribuídas ao longo das trilhas placas de sinalização e de sensibilização ambiental, além de uma placa para receber os visitantes na entrada da trilha principal. O trabalho desenvolvido para revitalizar esse espaço na Universidade foi essencial para os futuros docentes fortalecerem a relação teoria e pratica, enxergando, assim, outras possibilidades pedagógicas que não apenas o quadro e o livro didático e, com isso, fortalecer o ensino de Ciências e Biologia em diversos espaços de aprendizagem.

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