É comum observar na literatura discussões acerca das dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação à disciplina de Química. Este trabalho faz um levantamento dos jogos lúdicos para o ensino-aprendizagem de Química. Sabemos que há algum tempo o aprendizado acontecia através da recorrência e memorização e, ainda hoje muitos professores que ensinam Química usam esta forma de transmitir conhecimento. Os jogos lúdicos possibilitam estratégias de ensino inovador, agradável e envolvente, já que a falta de motivação é uma das principais causas de desinteresse por parte dos discentes, quase sempre motivada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. Trata-se de um levantamento bibliográfico, de natureza qualitativa onde foram realizadas pesquisas em artigos científicos nacionais, no portal de revistas Química nova na escola, Química na escola, educação em foco e, em teses e dissertações, através da internet. Os dados foram coletados a partir do ano de 2006 ao ano 2016. Os resultados revelam que os jogos lúdicos no ensino de Química é de fato uma ferramenta útil para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos, auxiliando tanto o aluno como o professor na conquista de seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Conclui-se que as atividades lúdicas podem aumentar o interesse dos alunos pelas aulas e que existe a preocupação dos investigadores em possibilitar a reflexão desenvolvendo o pensamento crítico e construção de conhecimentos.