As aulas de Botânica ministradas no ensino médio têm a tradição de serem desestimulantes, isto tem implicado de forma negativa na aprendizagem dos educandos, em especial os do Ensino Médio. É necessário que se promova o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que possibilitem a interação dos estudantes na construção do conhecimento, tornando-o mais agradável. O presente trabalho teve como objetivo instigar a curiosidade dos educandos à percepção dos vegetais que estão presentes em seu cotidiano, promovendo ações positivas e práticas de divulgação científica para alunos do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, Pernambuco. Utilizou-se as diferentes tecnologias disponíveis aos educandos em seu dia-a-dia como mecanismo para investigação e produção científica dos vegetais de maior relevância em seu entorno, tendo que para isso, discutir as bases necessárias para desenvolver atividades de iniciação à pesquisa, identificando as etapas de investigação científica em âmbito de elaboração de projetos. Participaram da pesquisa quarenta estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, Pernambuco. Os mesmos produziram 8 DVDs contendo filmagens que abordaram, além da importância do vegetal, suas características morfológicas e fisiológicas.