Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO ITINERANTE CIRCENSE: DILEMAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ITINERANTE CIRCENSE, ENSINO E APRENDIZAGEM, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28868
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 1031
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO ITINERANTE CIRCENSE: DILEMAS E DESAFIOS"
    "resumo" => """
      Os circos nos diferentes momentos históricos despertam o fascínio da sociedade por seu modo de organização e reprodução do espaço geográfico. No Brasil os circos surgem a partir do século XIX. Dentro da complexidade do modo de vida dos grupos itinerantes, torna-se interessante promover uma discussão sobre as políticas educacionais, destacando os pontos positivos e negativos do processo de ensino/aprendizagem para este público. E a partir desse tema gerador tem-se que haver o processo de averiguação dos verídicos favorecimentos que estas políticas vêm desempenhando desde sua criação, para os/as estudantes, em específico, alunos/as de circos. Apresentamos resultados parciais de pesquisa de Graduação, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP), desenvolvida desde o período de abril de 2015 até os dias atuais e, oriunda das reflexões das disciplinas de estágios supervisionados, cujos debates trouxeram á tona a necessidade de conhecer os dilemas e desafios da educação voltados para as pessoas do circo, que a buscam em diferentes instituições de ensino, a partir da percepção dos sujeitos participantes dessa modalidade educacional. O objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorrem os processos da educação itinerante para os grupos circenses. Tendo como objetivos específicos, conhecer as políticas públicas de educação itinerante para os estes grupos, e identificar os dilemas e desafios da educação itinerante.\r\n
      Nessa perspectiva, concluímos que as políticas educacionais voltadas para os grupos itinerantes em especifico os/as estudantes circenses, não contemplam em sua totalidade os direitos e deveres atribuídos pela Constituição Federal para/na formação de crianças, jovens e adultos no ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ITINERANTE CIRCENSE, ENSINO E  APRENDIZAGEM, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1031_01052017122823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILMO XAVIER SOARES"
    "autor_nome_curto" => "AILMO XAVIER"
    "autor_email" => "ailmoxaviersoares@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28868
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 1031
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO ITINERANTE CIRCENSE: DILEMAS E DESAFIOS"
    "resumo" => """
      Os circos nos diferentes momentos históricos despertam o fascínio da sociedade por seu modo de organização e reprodução do espaço geográfico. No Brasil os circos surgem a partir do século XIX. Dentro da complexidade do modo de vida dos grupos itinerantes, torna-se interessante promover uma discussão sobre as políticas educacionais, destacando os pontos positivos e negativos do processo de ensino/aprendizagem para este público. E a partir desse tema gerador tem-se que haver o processo de averiguação dos verídicos favorecimentos que estas políticas vêm desempenhando desde sua criação, para os/as estudantes, em específico, alunos/as de circos. Apresentamos resultados parciais de pesquisa de Graduação, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP), desenvolvida desde o período de abril de 2015 até os dias atuais e, oriunda das reflexões das disciplinas de estágios supervisionados, cujos debates trouxeram á tona a necessidade de conhecer os dilemas e desafios da educação voltados para as pessoas do circo, que a buscam em diferentes instituições de ensino, a partir da percepção dos sujeitos participantes dessa modalidade educacional. O objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorrem os processos da educação itinerante para os grupos circenses. Tendo como objetivos específicos, conhecer as políticas públicas de educação itinerante para os estes grupos, e identificar os dilemas e desafios da educação itinerante.\r\n
      Nessa perspectiva, concluímos que as políticas educacionais voltadas para os grupos itinerantes em especifico os/as estudantes circenses, não contemplam em sua totalidade os direitos e deveres atribuídos pela Constituição Federal para/na formação de crianças, jovens e adultos no ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ITINERANTE CIRCENSE, ENSINO E  APRENDIZAGEM, POLÍTICAS PÚBLICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1031_01052017122823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILMO XAVIER SOARES"
    "autor_nome_curto" => "AILMO XAVIER"
    "autor_email" => "ailmoxaviersoares@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Os circos nos diferentes momentos históricos despertam o fascínio da sociedade por seu modo de organização e reprodução do espaço geográfico. No Brasil os circos surgem a partir do século XIX. Dentro da complexidade do modo de vida dos grupos itinerantes, torna-se interessante promover uma discussão sobre as políticas educacionais, destacando os pontos positivos e negativos do processo de ensino/aprendizagem para este público. E a partir desse tema gerador tem-se que haver o processo de averiguação dos verídicos favorecimentos que estas políticas vêm desempenhando desde sua criação, para os/as estudantes, em específico, alunos/as de circos. Apresentamos resultados parciais de pesquisa de Graduação, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP), desenvolvida desde o período de abril de 2015 até os dias atuais e, oriunda das reflexões das disciplinas de estágios supervisionados, cujos debates trouxeram á tona a necessidade de conhecer os dilemas e desafios da educação voltados para as pessoas do circo, que a buscam em diferentes instituições de ensino, a partir da percepção dos sujeitos participantes dessa modalidade educacional. O objetivo geral da pesquisa é analisar como ocorrem os processos da educação itinerante para os grupos circenses. Tendo como objetivos específicos, conhecer as políticas públicas de educação itinerante para os estes grupos, e identificar os dilemas e desafios da educação itinerante. Nessa perspectiva, concluímos que as políticas educacionais voltadas para os grupos itinerantes em especifico os/as estudantes circenses, não contemplam em sua totalidade os direitos e deveres atribuídos pela Constituição Federal para/na formação de crianças, jovens e adultos no ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.